Posto de Atendimento ao Trabalhador de Franco da Rocha viabiliza o recrutamento e seleção para munícipes e empresas

No dia 17 de agosto de 2015, foi inaugurada a nova sede da Diretoria de Desenvolvimento Local e Agricultura de Franco da Rocha, que fica localizada próximo ao Paço Municipal da cidade e tem como diretor, Tiago Seixas.

No local, os munícipes contam com diversos serviços, entre eles, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que é um órgão público que serve como intermediário de mão de obra entre empregador e trabalhador, e que pode ser comparado a uma agência de empregos gratuita para ambas as partes.

A mediação proporcionada por esse serviço ajuda a viabilizar o processo de seleção e agiliza todas as etapas de recrutamento, que se encerram com a contratação do trabalhador.

O PAT de Franco da Rocha já havia trocado de local duas vezes e agora está com uma sede mais preparada para atender o público, graças à acessibilidade adequada para pessoas com necessidades especiais e também com a implantação de uma sala direcionada para a seleção dos candidatos que fica à disposição das empresas que precisarem utilizar.

Isso, por sua vez, melhorou o atendimento e o suporte em todo o processo de contratação e facilitou o diálogo entre empregadores e trabalhadores.

A supervisora do PAT, Tatiana Maria Rolim, falou sobre a localização do posto. “Estamos em um bom lugar, próximo à prefeitura da cidade, em um prédio referência de bom atendimento, tanto do ponto de vista técnico, relacionado aos recursos humanos, quanto da estrutura”.

Segundo Tatiana, a nova sede teve boa receptividade por parte dos usuários. “As pessoas que comparecem aqui, a maioria dos que já frequentavam as outras unidades que estiveram em transição, elogiam a gestão nova, por essa transferência e por esse desenvolvimento que tem sido realizado para o trabalhador”.

Para quem está a procura de emprego, o PAT pode proporcionar a oportunidade de um novo trabalho. Lá as vagas disponíveis ficam armazenadas em um banco de dados do Sistema Nacional de Emprego, para que desta forma os candidatos interessados possam se cadastrar e realizarem a entrevista que é agendada pelo empregador.

Já as empresas interessadas em utilizar o PAT como mediador para a contratação de funcionários, devem entrar em contato com o posto por e-mail ou telefone. Logo após, o departamento de captação de vagas solicitará o preenchimento de um formulário, que deve conter o perfil dos candidatos para as vagas que o empregador deseja cadastrar, para que desta forma a seleção possa ser marcada.

A analista de recrutamento, Maisa Santana Borges, que presta serviço para diversas empresas, falou sobre a utilização do espaço e do serviço. “Costumamos optar pelo PAT devido à quantidade de candidatos. Entramos em contato com o posto através da internet, depois preenchemos um formulário para que possamos colocar o perfil e a quantidade de vagas que temos disponíveis, daí eles colocam no sistema.”

Segundo ela, o serviço ajuda a acelerar o processo de contratação.“Um dos benefícios de utilizar o PAT é a questão da rapidez, normalmente vão muitos candidatos e isso facilita, pois em uma semana conseguimos realizar a seleção.”

Para completar, Tatiana ainda relatou em sua experiência como supervisora, os benefícios de um local de qualidade para o atendimento. “O que sei quanto gestora de desenvolvimento e recursos humanos, é que um processo seletivo acaba sempre sendo um momento de desafio e que deixa a pessoa em uma linha de grande avaliação que pode causar stress. Então, uma sala que contemple um bom atendimento é favorável.”

As empresas que tiverem interesse em utilizar o PAT como intermediário para a contratação de funcionários, devem entrar em contato pelo e-mail: patfrancodarocha@gmail.com ou pelo telefone: 4800-5105.

Aos munícipes, o PAT oferece regularmente vagas em diversas áreas e com diversos perfis. Para conferir se há candidaturas em aberto é necessário comparecer na Av. Liberdade, 171, Centro, Franco da Rocha, de segunda a sexta, das 8 às 16 h, munidos dos seguintes documentos:
– RG
– CPF