Mais de 50 munícipes participam do Café com o Prefeito nesta quinta-feira (14)

Eloa Victoria Osti precisa de cuidados para a sobrevivência e depende totalmente da mãe, Ana Carolina Osti, para poder se alimentar, brincar e viver. Com apenas seis meses de vida, ela foi uma das mais de 50 pessoas que estiveram no gabinete, na manhã desta quinta-feira (14), para o Café com o Prefeito. Provavelmente, daqui a alguns anos, ela voltará ao gabinete mais independente, podendo fazer as solicitações buscando uma vida melhor tanto para si, quanto para o bairro.

Esse é um dos objetivos do encontro realizado quinzenalmente, às quintas-feiras, onde
o prefeito ouve as diversas solicitações de munícipes de vários bairros em busca de uma tratativa para a maioria dos casos abordados.

Os assuntos mais tratados durante a reunião desta quinta foi sobre asfalto, recapeamento de rua, iluminação pública, revitalização de praças, segurança, transporte público, educação, coleta de lixo e diversas questões na área de saúde, como entrega de medicamentos e atendimento da UPA.

Na área de saúde, o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi destacado pelo morador do Jardim Bandeirantes, Ricardo Gualda, de 53 anos, que é atendido na unidade do bairro. Ele ressaltou a importância do bom atendimento, feito pela Dra. Marisa, que é cubana, e também destacou sobre o encaminhamento correto feito pela médica que possibilitou um diagnóstico rápido.

O prefeito Kiko Celeguim, durante o encontro com os moradores, também falou da importância da triagem, criada nesta gestão, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) – o paciente chega na UPA, tem o primeiro atendimento na recepção e depois é encaminhado para medir pressão e temperatura, onde é avaliado o nível de risco que a pessoa apresenta. O procedimento facilita na hora de selecionar os casos com maior gravidade, salvando vidas.

Kiko também falou sobre a existência do Conselho Gestor nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os munícipes podem participar dando sugestões e fazendo reclamações para que haja a melhoria dos serviços. Os interessados devem procurar a diretoria da unidade do bairro.

Para auxiliar o prefeito na solução dos problemas levantados, responsáveis pelos departamentos de educação, governo, saúde, infraestrutura, jurídico, fazenda, assistência social e habitação estiveram presentes no gabinete.

O “Café com o Prefeito” é um encontro realizado quinzenalmente, nas manhãs de quinta-feira. Os interessados em participar do evento devem entrar em contato para agendamento por meio do telefone 4800-1712 – 4800-1714 ou pessoalmente, na recepção da sede da prefeitura, na Avenida Liberdade, 250, das 9h às 16h.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Jorge Henrique Ramos)