Prefeito Kiko debate com munícipes ações relacionadas as enchentes que atingiu a cidade no mês de março

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá ficou cheio na noite desta segunda-feira. Mais de 200 munícipes – entre moradores e gestores da administração pública, compareceram ao local para discutir as medidas tomadas pela equipe da prefeitura após as enchentes que atingiram a cidade, causadas pelas fortes chuvas. Foram 180 milímetros de água em menos de 24 horas.

Além do prefeito, compuseram a mesa de debate a diretora da Defesa Civil de Franco da Rocha, Elaine Terron, o engenheiro do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Alessandro Veroni, o engenheiro da Sabesp, Carlos Roberto Dardis, o presidente da Câmara Municipal, Toninho Lopes e os vereadores Eric Valini, Neiva Hernandez e Pablo Cunha.

O debate foi aberto para perguntas de munícipes. A maior parte era moradores e comerciantes da região central. A representante dos moradores da rua Marechal Gaspar Dutra, Marineide.Binato, criticou o sistema de abertura das comportas da represa Paiva Castro, feita pela Sabesp e recebeu apoio da maioria. Marineide cobrou mais ações da prefeitura e medidas efetivas das três esferas do governo para que os moradores não tenham tanto prejuízo em outras enchentes que podem afetar a cidade devido também a posição geográfica.

O prefeito Kiko relatou o atendimento rápido que a prefeitura prestou às famílias desabrigadas por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social. Doze famílias estão recebendo ajuda por meio do aluguel social. “Podemos agradecer porque só registramos duas mortes, mas infelizmente teve muita gente aqui, comerciantes principalmente, que perdeu tudo e não conseguiu retomar a normalidade até hoje. Em uma situação desta, o mínimo que nós que temos mandato podemos fazer é vir aqui e ouvir e debater o que podemos fazer, juntos”, iniciou.

Kiko falou sobre a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do Decreto 61.923 , que homologa o Decreto municipal 2.420, de 17 de março de 2016, declarando estado de situação de emergência em áreas do município de Franco da Rocha. “Com este documento podemos reivindicar a liberação mais rápida de verbas, junto aos governos estadual e federal, para serem aplicadas em infraestrutura. O prefeito anunciou que serão instalados em Franco três Estações Hidrológicas, sistema que acompanha o volume e a velocidade com que a água sobe nos rios.”Com as informações criaremos um protocolo para treinar uma parcela da cidade com objetivo de agir rápido e diminuir perdas”.

O prefeito informou ainda, que o governo estadual descontigenciou verbas parlamentares que já estavam previstas para investimentos em infraestrutura,

Texto e foto: Selma Viana

Veja mais medidas tomadas após as enchentes
Desconto na conta de água

Prefeito faz visita às EMEBs atingidas por enchentes e elogia trabalho de funcionários para recuperação das unidades

Reunião entre Kiko e Alckmin define investimento para recuperação de Franco

Equipe da Assistência e Desenvolvimento Social entrega cestas básicas para ajudar na recuperação das famílias

Após ser acolhido, munícipe vira voluntário para ajudar população franco-rochense

Prefeito Kiko monta operação especial para ajudar quem teve perdas com a enchente causada pela forte chuva

Dias de susto e de muita solidariedade


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).