Encerramento do II Jogos Escolares de Franco da Rocha lota o Ginásio Esportivo Paulo Rogério nesta terça-feira (19)

O Ginásio Esportivo Paulo Rogério se tornou um verdadeiro caldeirão e ficou tomado por alunos no encerramento do II Jogos Escolares de Franco da Rocha nesta terça-feira (19).

As escolas participantes somavam pontos de acordo com o desempenho nas sete modalidades que foram disputadas ao longo da competição, que teve início no dia 05 de abril: Futsal, Basquete, Voleibol, Handebol, Tênis de Mesa, Xadrez e Damas, tanto para o masculino quanto para o feminino.

No último dia, o evento contou com finais de jogos em quatro modalidades: Baquete, Futsal, Handebol e Vôlei.

Na premiação foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze para os três melhores colocados em cada modalidade. O troféu do torneio foi para a escola que teve melhores resultados em todas categorias e terminou o torneio com o 1° lugar na classificação geral.

Após uma semana de torneio, a E.E Paulo Duarte se sagrou campeã geral com 69 pontos, seis a mais que a segunda colocada, E.E Benedito Fagundes Marques (BEFAMA).

Dois jogos foram os destaques do encerramento, que levou as torcidas à loucura enquanto o choro de emoção tomava conta dos dois lados.

“Eles lutaram pra isso, eles merecem ser honrados com esse título”, assim falou a professora Ana Joyce Assunção, sobre a medalha de ouro conquistada pela E.E Paulo Duarte, no vôlei masculino, em uma das partidas mais emocionantes do dia, disputada com a E.E Azevedo Soares.

Logo no início do jogo, os alunos do Azevedo se destacaram e garantiram o primeiro set, com folga: 21 a 9. No retorno para o segundo set, o Paulo Duarte retornou com uma garra extra, empurrado pela força de vontade e em um disputado set ganhou por 21 a 18. A partida foi para o 3º set, de caráter decisivo e, de virada, o Paulo Duarte bateu o Azevedo Soares por 15 a 8, garantindo o título do Vôlei Masculino.

O jogador da escola vencedora, Jonathan Oliveira de 16 anos, falou sobre o título conquistado. “O principal fator foi o potencial do coletivo, que nos manteve fortes até a reta final. Não deixamos de acreditar na vitória”. Ao fim da entrevista, Jonathan gritou “O Paulo Duarte é grande!” frase de incentivo usada durante o decorrer dos Jogos Escolares pelos competidores.

O aluno da vice-campeã Azevedo Soares, Nicolas Luis de Sousa, também de 16 anos, comentou sobre a partida e ressaltou a importância de competir. “Nem sempre ganhamos tudo, foi uma boa colocação, agora é treinar para o ano que vem, pois os jogos serviram como um aprendizado para todos os participantes. O que importa é competir de forma saudável” disse o dono da medalha de prata no vôlei masculino.

Futsal: O jogo mais esperado
O “jogo do dia” considerado por muitos que estavam presentes, foi a final do futsal feminino disputa entre a escola E.E Katia Maria e o E.E Paulo Duarte.

As meninas do Paulo Duarte, com toques rápidos, abriram 2 a 0 sobre o Katia no primeiro tempo, a vantagem permaneceu no placar até os 10 minutos do segundo tempo, quando o Katia Maria cresceu e arrancou o empate com dois gols de Tainara Souza, destaque da partida levando a decisão para as penalidades máximas. O peso da final desequilibrou as meninas do Paulo Duarte que erraram duas cobranças. Na última e decisiva penalidade, Tainara beijou a bola, partiu para a cobrança e converteu, tornando o Katia Maria campeão do futsal feminino, vencendo as adversárias por 5 a 3 nos pênaltis.

Apesar do vice-campeonato no futsal feminino, a Escola Paulo Duarte foi a campeã geral do II Jogos Escolares e o troféu foi entregue pela Secretária Adjunta de Esporte, Silmara Ciampone à diretora da escola, Telma Menegate. “É gratificante ver esses alunos tendo o seu espaço no esporte e para o Paulo Duarte é incrível ver todos esses talentos aqui, comprovando que o bairro do Parque Vitória tem um dos melhores atletas do município”, afirmou Telma.

Além da Secretária Adjunta de esporte, o prefeito Kiko Celeguim foi representado pelo chefe de gabinete Marcelo Vieira e também estiveram presentes no evento, os vereadores Eric Valini, Toninho Lopes, Valdir da Santa Casa e Neiva Hernadez.

O II Jogos Escolares reuniu mais de 16 escolas entre estaduais e particulares durante duas semanas, premiando do 1º ao 3º colocado em todas as mobilidades.

Confira à esquerda, no item “ANEXOS”, a lista com os campeões

Acesse as fotos da competição

Texto e foto: Jorge Henrique

II Jogos Escolares de Franco da Rocha – Campeões 20/04/2016