UGEM apresenta projetos para redução de energia em áreas públicas

A Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM) realizou uma reunião na manhã desta terça (3), na Casa da Cultura, para apresentar os projetos de redução no consumo de energia elétrica nas áreas públicas de Franco da Rocha.

Com a finalidade de promover o uso racional e otimizado da energia, a prefeitura firmou um convênio com a Elektro, distribuidora de energia elétrica, construindo funções de economia, entre elas, a de fazer diagnósticos em cada prédio público. Todo o trabalho foi orientado pela Factor Energy, empresa que realizou as pesquisas e com base nos resultados, foram propostas as ações que levassem a redução do consumo.

O Coordenador da UGEM, Antônio Carlos Bonvicini, falou sobre a economia em prédios públicos da cidade. “Buscar a economia requer pesquisas, assim podemos ter uma noção de onde fazer mudanças, melhoria e buscar a redução do consumo. Isso inclui acrescentar sensores de movimentos, lâmpadas de menor consumo e dai por diante.” ressaltou.

Algumas ações propostas foram: pinturas das paredes das escolas com cores claras e que refletem a luz iluminando o ambiente; trocas de lâmpadas incandescentes por florescentes; Implantação de detectores de movimentos, entre outras.

O principal objetivo desse projeto é reduzir no mínimo 10% do consumo de energia nos próximos três meses, tendo em vista as atividades e ações práticas proposta pela comissão.

Representando o prefeito Kiko Celeguim, o Secretário de Governo, Eduardo Bueno, falou sobre a importância do convênio para a cidade. “Vejo a UGEM não simplesmente como um fator de economia no setor público, mas sim como um fator de suma importância daqui pra frente. Esse trabalho de administração para o consumo pode ser levado tranquilamente para a sociedade, ajudando na vida pessoal de cada munícipe”

A UGEM é composta por funcionários de secretárias da prefeitura de Franco da Rocha. Ao fim da reunião, todos os integrantes que fizeram parte do treinamento de “Formação de Gestores Municipais”, do programa de Gestão Energética Municipal da Elektro, receberam o certificado com a carga horária de 44 horas.

Além do secretário de Governo, estava presente também o Secretário de Assuntos Jurídicos da Cidadania, Paulo Mancz e o Supervisor de Projetos e Planejamento da Elektro, Thiago Franco de Lima.

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).