Prefeitura oferece curso de alfabetização aos produtores do Assentamento São Roque

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Local e Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural e o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), começou a oferecer cursos gratuitos de alfabetização de adultos para os moradores do Assentamento São Roque.

O curso tem duração de seis meses (300 horas), e é direcionado aos produtores do local.

Ao todo serão oferecidas 20 vagas e os interessados vão participar das aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Os produtores serão ensinados pelo método Paulo Freire, desenvolvido pelo próprio educador, que é separado por etapas e busca trazer para o ensinamento do aluno palavras que estão em seu cotidiano, com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

As inscrições podem ser feitas no próprio Assentamento.

Confira abaixo as etapas do método:
Etapa de investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.

Etapa de tematização: Análise dos significados sociais dos temas e palavras.

Etapa de problematização: etapa em que o professor desafia o aluno a ter uma postura conscientizada do mundo.

Texto: Ewerton Geniseli