Gestantes e mulheres que deram à luz recentemente devem ser vacinadas

Com o aumento no número de casos de gripe, como a do tipo H1N1, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Franco da Rocha tem intensificado ações e campanhas para levar à população mais informações sobre a doença e medidas para preveni-la.

Entre o público-alvo que merece mais atenção estão as gestantes e as puérperas, ou mulheres que tiveram bebês até 45 dias.

Desde abril, quando teve início a Campanha de Vacinação Contra Gripe 2016, Franco registrou uma cobertura vacinal de gestantes de 58,92% e puérperas de 75,09%.

De acordo com gestora da Vigilância Epidemiológica, Zoonozes e Vetores, Carolina Santiago, este grupo é considerado prioritário pois o risco de complicações é muito alto, principalmente no terceiro trimestre de gestação, mantendo-se elevado no primeiro mês após o parto. “As puérperas apresentam risco semelhante ou maior que as gestantes de ter complicações em decorrência da Influenza”, detalha. A gripe durante a gestação ou puerpério pode levar a formas clínicas graves, pneumonia e morte.

As gestantes devem tomar a vacina Influenza, em qualquer fase da gestação. Ela é gratuita para gestantes (qualquer idade gestacional, não precisa de documento para comprovar o tempo de gravidez) e puérperas até 45 dias (levar certidão de nascimento do recém-nascido ou cartão da gestante ou documento do hospital).

É importante frisar ainda que a vacina não traz qualquer risco à saúde da mãe ou ao recém nascido.

-Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;

-Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;

-Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;

-Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;

-Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno;

-Mantenha os ambientes arejados.

Endereço da UBS mais próxima de sua casa. Vale ressaltar que o atendimento será conforme o horário de vacinação de cada unidade

UBS Dr Leopoldini José dos Passos
Rua Luiz Coutinho de Abreu, 555 – Parque Vitoria.
TELEFONE: (11) 4800-7597.

UBS Adilson Gomes de Sá
AV. 07 DE SETEMBRO, 1896 – PQ. LANEL.
TELEFONE: (11) 4819-6583.

UBS Dr Franco da Rocha
Rua Nelson Rodrigues,111
TELEFONE: (11) 4800-3174,

UBS Dr Osório César
José Nicodemo, 191 – Vila Rosalina.
TELEFONES: (11) 4444-8166 / 4800-7599.

UBS Vila Bela
Rua: Francisco Grecco, 146 – Vila Bela.
TELEFONE: (11) 4800-7597.

UBS Afonso Nobre Baia
Avenida Tonico Lenci, 2847 – Lago Azul.
TELEFONE: (11) 4444-4357.

UBS Pastor Elias Pereira
Estrada Etore Palma km 12 – Mato Dentro.

UBS José Graciano Cordeiro Ferreira
Avenida Pacaembu, 1610 – Jardim Luciana.
TELEFONE: (11) 4443-8204.

UBS Rodrigo Federzoni
Rua: Job. Correa, 221 – Est. Dos Porretes, 221.
TELEFONE: (11) 4444-6682.

ESF MONTE VERDE
Avenida Da Saudade ,1785 – Monte Verde.
TELEFONE: (11) 4800-7596

Texto: Selma Viana