Jardim Progresso e Vila Ramos

A chuva atrapalhou um pouco mas não impediu que os moradores do Jardim Progresso aparecessem na EMEB Donald Savazoni para participar do Franco em Ação Transparência, no sábado (21).

Como vem acontecendo em todas as edições, o evento proporcionou aos munícipes da região ter acesso a alguns serviços oferecidos pela prefeitura como aferição de pressão arterial, exame papanicolau, emissão de carteira de trabalho e muita atividade para as crianças e jovens. Foram beneficiados também moradores da Vila Lemar, Jardim Primavera e Vila Santa Rosa.

As atividades culturais tiveram destaque, a começar com os trabalhos realizados pelos professores e estudantes da própria escola. Dentro da disciplina de Artes, a professora Telma Brandão pediu aos alunos do segundo ano B, que fizessem um desenho tendo como tema as enchentes. O resultado foi uma exposição com 23 criações apresentadas no evento.

Uma outra exposição, junto com apresentação de dança, fez parte do trabalho das professoras de educação artística, Vivian Vieira, Luciana Maria e Sandra Regina, que envolveu toda a escola. Para falar da Olimpíada, os alunos montaram maquetes de quadras e espaços onde as práticas de várias modalidade de esporte olímpico são praticadas. Outro grupo trouxe os símbolos da Grécia para contar por meio da dança as origens dos jogos olímpicos. “Eu aprendi que a Olimpíada vai fortalecer a imagem do Brasil e de todos os jogos do mundo”, opinou Daniel R. de Oliveira, do 4. ano B e um dos protagonistas do espetáculo.

Sob orientação do professor, ator e bailarino, Fabio Dasher, os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) participaram de uma perfomance intitulada Seca com o objetivo de lembrar ao público sobre a escassez da água no planeta.

O combate à dengue foi assunto dos estudantes da EMEB do Jardim Progresso que também relataram por meio das artes plásticas e apresentação musical as mensagens de conscientização para evitar criadouros do mosquito transmissor.

A programação cultural, organizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Cultura, contou ainda com o Coral Catai na abertura, a dança do grupo Ultimato, a apresentação da rapper Ju Durães e foi encerrada com o balanço da banda de reggae Lion Nations.

Veja fotos do Franco em Ação Jardim Progresso

Vila Ramos
No domingo, com o tempo aberto e temperatura mais elevada, muita gente saiu de casa para andar pela tradicional Praça Antonio Teixeira e aproveitar o dia para passear com a família e usufruir dos serviços oferecidos pela prefeitura. Em uma parte do gramado, a professora da área esportiva, Juliana Mojeszcyk, estendeu uma “slekline”, fita que amarrada em dois pontos fixos permite que a pessoa caminhe procurando o equilíbrio. “É um esporte que está crescendo cada vez mais no Brasil. Estamos com projeto para oferecer curso desta modalidade na prefeitura”, contou Juliana.

Em outro ponto, um corte de cabelo era realizado, um rosto era pintado, ou alguém “media” a pressão. As atrações que faziam fundo musical se alternavam no coreto da praça. O dia começou com o grupo “Reencontro com o Samba”. Mais tarde o espaço foi dos rappers do “Legitima Função”. “Os Filhos de Oya” mostraram a cultura de matrizes afros e as atividades foram encerradas com Zumba, conduzidas pelos professores Ireide e Ademar.

Neste ano, o Franco em Ação Transparência e a Plenária já foram realizados nos bairros: Jardim Cruzeiro, Vila Lanfranchi/Parque Lanel, Monte Verde, Vila Josefina, Jardim dos Reis, Vila Santista, Vila Bazú e Lago Azul.

As próximas edições do Franco em Ação e da Plenária serão no bairro Vila dos Comerciários (04/06) e no Jardim Luciana (05/06).

Veja fotos do Franco em Ação Vila Ramos

Texto e foto: Selma Viana