Plenária

A Plenária que normalmente é realizada no final das atividades do Franco em Ação Transparência, neste domingo aconteceu pela amanhã, às 10h, na quadra do Flamenguinho.

Esses encontros têm o objetivo de prestar contas à população do investimento feito pelo poder público na cidade e ouvir a comunidade sobre as demandas não atendidas.

A atividade contou com a presença dos moradores da região e secretários de governo.

A mesa foi composta pelo prefeito Kiko, o Secretário de Governo, Eduardo Bueno e os vereadores Neiva Hernandez, George e Valdir da Santa Casa.

Na abertura, o secretário detalhou o trabalho desenvolvido dentro do Plano Plurianual, criado em 2013, que dividiu a cidade em regiões para levantar demandas e estabelecer metas de ações e atendimento de acordo com às necessidades da comunidade. Na Vila Ramos uma das reivindicações era a revitalização da Praça Antonio Teixeira. Pedido atendido, o local passou por reforma e foi reinaugurado em abril deste ano.

“Hoje nós estamos aqui dando continuidade a este trabalho e discutindo uma devolutiva do que foi decidido em 2013. Nós tivemos aqui duas reuniões na EMEB Padre Egydio e vamos prestar conta deste resultado”, acrescentou o prefeito. Kiko destacou a importância da Plenária para discutir questões locais, já que na maioria das vezes os temas mais abrangentes é que ficam em destaque nas discussões com os munícipes, como as obras da Fatec, o Terminal de Ônibus e obras viárias da área central que são mais visíveis aos olhos da população.

“Nesta atividade juntamos aqui algumas realizações que pudemos fazer no bairro do Pouso Alegre, Parque Munhoz e Vila Ramos. Entre elas, além da Praça da Vila Ramos, nós fizemos também uma revitalização, não dentro do que queríamos, mas do que foi possível, da Praça do Pouso Alegre”.

Kiko falou sobre os investimentos feitos no Pouso Alegre e anunciou que está sendo estudado uma edição do Franco em Ação Transparência para o mês que vem com uma estrutura menor. O prefeito foi questionado sobre buracos nas ruas e vagas em creche.”O problema que tivemos com as enchentes atrasou um pouco o nosso cronograma para tapar os buracos, mas estamos trabalhando”.

Sobre as creches, Kiko disse que há uma fila de espera no município de mais de mil nomes e que é necessário mais investimentos em infraestrutura escolar para ampliar o atendimento. “A partir do mês de julho nós vamos entregar mais nove creches que a prefeitura está reformando e ampliando e elevar a oferta de vagas de 3.800 para mais ou menos 4.400 . E no final deste ano a gente entrega mais três novas creches. Portanto, lá no começo de 2017, a nossa expectativa é que a gente consiga oferecer entre 5 mil e 5.200 vagas no conjunto para a população”, informou.

O barulho feito por pessoas que frequentam os bares da região e que param os carros em locais proibidos impedindo inclusive a acessibilidade de cadeirantes, foram as reclamações que vieram de vários moradores que participaram da plenária. O prefeito Kiko informou que a fiscalização será intensificada, já que 15 GCMs receberam capacitação para atuarem também no trânsito

Veja fotos da Plenária

Texto e foto: Selma Viana