Prestação de contas da Secretaria da Saúde mostra bons resultados no primeiro quadrimestre de 2016

A prefeitura de Franco da Rocha, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (30), uma Audiência Pública na Câmara Municipal para prestação de contas de acordo com a Lei nº 4.320/64 de contabilidade pública da saúde na cidade.

Na reunião, o Conselho Municipal de Saúde fez apresentações referentes ao primeiro quadrimestre de 2016, para demonstrar os investimentos realizados na área, no período citado.

A audiência foi aberta pelo Secretário Adjunto da Saúde, Marcelo Simões, apresentando as questões financeiras, receitas, despesas e ressaltou a construção e tipos de atendimentos na nova UPA 24h do centro.

O prédio conta com cerca de 3.000 metros quadrados e por ser uma unidade de porte II terá capacidade de atender até 300 pacientes por dia, além de possuir de 9 a 12 leitos para a observação.

A UPA será composta por diversos profissionais que auxiliam no diagnóstico, identificando prontamente algumas doenças complexas para buscar soluções na própria unidade, o que evita filas em hospitais de grande porte e promove um atendimento mais rápido.

Durante a audiência foi destacado também O Franco Mais Saúde, projeto que leva ônibus da Secretaria a diversos bairros da cidade com vários recursos oferecidos aos munícipes, entre eles, exames de Papanicolau, Doenças Sexualmente Transmissível (DST) e odontologia.

A palavra também foi dada à Diretora de Vigilância e Saúde, Dione Aparecida Lins, que falou sobre os resultados do combate contra dengue e o programa de castração no primeiro quadrimestre do ano, “Visitamos aproximadamente 13.051 casas nos trabalhos de vistorias contra a dengue durante o Franco em Ação Transparência e completamos cerca de 44.669 vacinas contra diversas doenças e epidemias na cidade.”

Comparado com mesmo período no ano de 2015, os casos de dengue diminuíram cerca de 77% em Franco da Rocha.

A Secretária de Saúde, Lorena Rodrigues, reconheceu o trabalho de cada diretoria e finalizou a audiência agradecendo a presença de todos, “Assim finalizamos a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2016, obrigado pelo esforço e belo trabalho de cada diretoria e agradeço a presença de todos.”

O vereador Eric Valini participou da audiência.

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)