Criançada se diverte e aproveita Franco em Ação Transparência no Pretória

O frio de sábado não intimidou os moradores do Pretória que participaram de mais uma edição do Franco em Ação Transparência, no evento realizado na E.E. José Parada.

Mais uma vez, a prefeitura ofereceu diversos serviços na área da saúde, educação, esporte, lazer e cultura, além das famosas pipocas e algodões-doces que estão sempre presente em todas as edições.

A criançada não parava um minuto e para espantar o frio brincaram na cama elástica e se divertiram no pula-pula.

O sol timidamente começava a invadir a quadra da escola e aquecer os presentes que assistiram a apresentação dos participantes da oficina de Dança de Rua, da Secretaria Adjunta de Cultura.

Na sequência, os integrantes do Virtude Leal animaram a galera com Rap gospel. A rapper Ju Durões também subiu ao palco do Franco em Ação e cantou músicas de sua autoria. Vindo de São Paulo, DJ Lobo e Gav contaram um pouco de suas histórias de vida também através do Rap.

O rapper GAV comentou sobre a boa energia que sentiu com a galera no Franco em Ação. “Infelizmente a cultura nem sempre chega em todos os lugares, mas a gente veio com intuito de trazer uma boa música para eles aqui. É muito gratificante. Sempre que precisar vamos somar”.

Will Bento, responsável pela oficina de Hip-Hop da Secretaria Adjunta de Cultura, ressaltou aos presentes que o talento não está só no centro da cidade, mas também na periferia. Segundo ele, são nesses locais onde se encontram muitos talentos, sendo necessário apenas lapidar para depois mostrar ao mundo. “A dança de rua é cultura e transforma as pessoas”, afirmou.

Essa edição foi tomada pelas crianças e Carina de Oliveira, de 8 anos, participa pela segunda vez do Franco em Ação no Pretória. Curte forro e funk e não queria sair da cama elástica. “Está sendo muito legal, estou me divertindo muito. Amei o algodão-doce”.

Vanessa Welsh da Silva, 30 anos, mãe de quatro filhos, veio do bairro Interlagos em São Paulo para Franco da Rocha há três semanas e participa pela primeira vez do evento promovido pela prefeitura.

Agora moradora do Pretória, Vanessa aproveitou bem os serviços oferecidos. Durante o evento ela deu um trato no visual, cortou o cabelo, fez as unhas e também aprendeu a fazer fuxico. Pegou duas telas para proteção de caixa da água, uma para ela, outra para a sogra, levou as crianças para fazer avaliação bucal, solicitou o encaminhamento para fazer o exame de papanicolau, fez a solicitação do cartão do programa Bolsa Família e levou os filhos para cortar o cabelo, brincar no pula-pula, além de aproveitar a pipoca e o algodão-doce distribuídos gratuitamente.

Depois de curtir bem o dia, Vanessa avaliou a iniciativa da prefeitura em levar os diversos serviços para o bairro. “Estou achando ótimo morar aqui e isso que a prefeitura faz pela comunidade é muito bom porque tem muita gente que precisa, pois às vezes não tem condições financeiras para cortar o cabelo, fazer as unhas e essa iniciativa já ajuda. Sem contar que as pessoas que nos atendem são muito educadas, nos tratam muito bem”.

Já quase no final da tarde, com o frio voltando a tomar conta da escola, houve a apresentação da cultura afrodescendente feita pelos Filhos de Oyá e na sequência, encerrando as atividades, antes da plenária, já com a presença do Prefeito Kiko Celeguim, Kel Santos e banda fizeram a galera se aquecer dançando o sertanejo universitário.

Balanço do Franco em Ação no Pretória:

SAÚDE
– A equipe de combate ao mosquito Aedes Aegypti visitou aproximadamente 200 casas.
– Dois caminhões recolheram objetos que os moradores não tinham mais interesse pela Operação Cata-Treco, que passou somente nas principais vias do bairro.
– Mais de 50 telas para proteção de caixas d´ água foram distribuídas.
– 40 cadastros para castração de animais foram feitos.
– 30 aferições de pressão
– 10 exames de papanicolau.
– 13 testes rápidos.
– 63 avaliações bucais. Após a avaliação os munícipes ganharam um kit higiene com pasta de dente, escova e um panfleto com orientações sobre escovação.

CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador)
– Mais de 30 pessoas foram auxiliadas com questões referentes à saúde e segurança do trabalhador.

PAT
– Aproximadamente 40 pessoas procuram o setor do Posto de Atendimento ao Trabalhador onde as pessoas buscavam informações sobre emprego e podiam pedir a emissão da carteira profissional.

SOCIAL
-A equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou aproximadamente 100 atendimentos com relação ao programa Bolsa Família, esmaltação, artesanato por meio de fuxico.

INSTITUTO EMBELLEZE
-Ao todo foram mais de 35 cortes de cabelo.

As próximas edições do Franco em Ação Transparência serão no Parque Vitória, sábado (18) e Vila Bela, domingo (19).

Confira as fotos do evento:
Atividades na quadra da escola
Apresentações musicais
Oficina de Dança de Rua anima a galera