Kiko se reúne com os moradores do Pretória para mais uma plenária

Na sequência do Franco em Ação Transparência, o prefeito Kiko Celeguim se reuniu com os moradores para mais uma plenária, que foi realizada na quadra da E.E Professor José Parada, no Pretória, que contou com a participação de muitas crianças.

Compuseram a mesa o prefeito, o Secretário da Fazenda Ricardo Costa e os vereadores George e Neiva Hernandez.

Na abertura da prestação de contas da prefeitura com os moradores, Ricardo Costa apontou os gastos e as arrecadações, mostrou o crescimento populacional e também fez um comparativo sobre investimento com os outros municípios da região.

O prefeito falou sobre as importantes obras como a UPA 24h, FATEC, Minha Casa Minha Vida, Centro de Iniciação ao Esporte, que será inaugurado no próximo domingo (19), entre outras.

Kiko também destacou algumas intervenções feitas na região e lembrou que em 2013 foi realizada uma grande reunião que discutiu uma série de questões sobre o bairro e abordou a regularização fundiária, infraestrutura, falta de uma unidade de saúde, creche, escola, e que naquele momento foi anunciado um investimento que era prioritário, no caso ter água e esgoto no Pretória. “Essa rede de água potável foi muito importante para melhorar as condições de vida no bairro. Foi um investimento importante que a prefeitura realizou junto com a Sabesp. Ao todo foram 13 km de rede de água e de 6 a 7 km de rede de esgoto, o que melhorou a situação quanto a saneamento básico”, afirmou o prefeito.

Sobre as questões de asfalto, o prefeito ressaltou que no final do ano passado teve início, em parceria com a população, o processo de pavimentação do Pretória. “Na época combinamos que faríamos o asfalto em sistema de mutirão e já conseguimos fazer aproximadamente 1 km de pavimentação”.

Segundo o prefeito, o asfalto além de valorizar o espaço onde as pessoas vivem, traz mais dignidade, pois deixa de existir aquela insegurança de conseguir ou não chegar em casa quando chove, sem contar que diminuem os casos com problemas respiratórios nas pessoas, por diminuir a poeira. Além disso, o prefeito ressaltou que o asfalto também regulariza a entrada dos caminhões de lixo no bairro, independente das condições climáticas.

Já na rodada de perguntas, os moradores quiseram saber sobre o novo parque da cidade, questões referente a emprego, educação, como disponibilidade de supletivo na E.E José Parada, manutenção das ruas, melhorias na Av. Giovani Rinaldi, entrega dos apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida e maternidade no município.

Durante a explicação, o prefeito Kiko afirmou que as obras no parque estão em andamento e que até o final do ano os moradores contarão com um local adequado para lazer e prática de esportes. Quanto a questão de emprego, o prefeito pediu para que os interessados procurem o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Sobre o supletivo, Kiko falou que o mais próximo do Pretória é na EE Donald Savazoni, que fica no Jardim Progresso, e que a prefeitura fornece o transporte.

Na sequência das respostas, o prefeito ressaltou que as fortes chuvas que atingiram o município nas últimas semanas atrapalharam o cronograma das manutenções de ruas e que serão retomadas assim que o tempo firmar. Já sobre a Av. Giovani Rinaldi, Kiko informou que as obras para melhoria já estão acontecendo.

No final da reunião, Kiko informou que a entrega do primeiro condomínio do Programa Minha Casa Minha Vida será no final de junho e sinalizou que, sobre a maternidade, o município consegue encaminhar a demanda,.Porém, disse o prefeito, no momento a prioridade foi fazer melhorias no atendimento básico, com a entrega da nova UBS do centro e em breve da nova UPA 24h.

Neste ano, a Plenária já foi realizada nos bairros: Jardim Cruzeiro, Vila Lanfranchi/Parque Lanel, Monte Verde, Vila Josefina, Jardim dos Reis, Vila Bazú, Vila Santista, Lago Azul, Jardim Progresso, Vila Ramos, Vila dos Comerciários e Jardim Luciana.

Veja as fotos da reunião

Texto e foto: Ewerton Geniseli