Os arraiás tomam conta das escolas municipais

Neste mês de comemorações Franco da Rocha não fica de fora e as unidades escolares do município estão realizando seus “arraiás”.

Com danças e as típicas comidas, as escolas levam desde cedo uma das culturas mais populares do Brasil para os alunos, pais e toda a comunidade.

A sanfona, o triângulo, o tambor e a viola fazem os ritmos das danças para as crianças realizarem a famosa quadrilha da festa junina, com os meninos batendo o pé de forma rápida, e as meninas cruzando as pernas e movimentando os lenços.

A Secretária Adjunta de Educação, Iraci Silva, falou sobre a importância destas comemorações logo no início da vida escolar das crianças, “As festas juninas fazem parte do nosso rico acervo cultural. É através destas manifestações que mantemos vivas as tradições e costumes do nosso povo brasileiro, preservando deste modo sua identidade para as futuras gerações.”

Junho é o mês em que diversas regiões por todo Brasil se alegram com as festas juninas, época marcada pelas fogueiras, dança de quadrilha e as comidas típicas.

Essa época festiva tem como raiz o nordeste, onde acontece homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Os nordestinos também aproveitam as festividades para agradecer a fartura da colheita.

Junho é o mês em que se colhe o milho. Grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades são feitos deste alimento, como pamonha, curau, canjica, cuscuz e pipoca.

Em Franco da Rocha, as festividades já aconteceram nas escolas Luís Simionatto; Paulo Renato; Guido Severino; Juvenal Gomes do Monte; José Augusto Moreira; Clarice Lispector; Oduvaldo Viana Filho; Padre Egydio; Donald Savazoni; Érico Veríssimo; Ana Souza; Adauto Estevam de Miranda; Arnaldo Guassieri; Paulo Cardoso; Dyonisio Bovo; Nilza Dias Mathias; Roberto Meconi e Oscar Lustosa. Veja as fotos

Confira o calendário para as próximas semanas das festas:

18/06: EMEB’s Francisco de Paula Brandão, Izildinha Aparecida Nicodemo Jorge, Florestan Fernandes, Nelson Rodrigues, Graciliano Ramos e Zilda Arns.

25/06: EMEB’s Carlos Eduardo de Souza, Mariana Thomaz Ferreira e José Seixas.

As atividades começam a partir das 9h.

Texto: Jorge Henrique Ramos. Foto: Karina Muller