1º Fest Cão & Gato de Franco da Rocha comemora marca de 4 mil castrações realizadas desde o início da campanha

Para comemorar a marca de 4 mil castrações realizadas por meio de campanha em Franco da Rocha e levar conscientização sobre a adoção responsável, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fez o 1º Fest Cão & Gato, no último sábado (18), na Praça Caieiras, localizada no centro da cidade.

Durante o evento, os participantes acompanharam uma apresentação de quatro cães do Canil do 26º Batalhão da Polícia Militar, que além de fazerem movimentos em obediência a seus treinadores, também auxiliam no patrulhamento, salvamento, entre outras atividades.

Foram realizados aproximadamente 100 cadastros para a castração, entre eles, o do animal de estimação da vigilante Ana Cristina Alves, de 30 anos, moradora da Vila Bazu. “Anteontem vi um cartaz no centro, daí decidi vir, porque faz tempo que quero castrá-lo”.

Ana ainda aproveitou para avaliar a iniciativa da prefeitura. “Acho esse projeto bom, pois ajuda a diminuir o número de animais de rua”.

A Diretora de Vigilância e Saúde, Dione Aparecida Lins, comentou sobre o trabalho realizado no evento. “Nós precisamos conscientizar as pessoas da importância de adotar um animal e a responsabilidade sobre ele. Não basta adotar o animal e depois soltar ele na rua, ele é um ser vivo e temos que criar com todo o carinho”.

Antes de iniciar o desfile que premiou os quatro animais com as melhores fantasias, o prefeito Kiko, em pronunciamento, agradeceu pelo trabalho realizado pela equipe e parceiros e comentou sobre a campanha. “Tratar dos animais, para nós, foi um grande desafio, porque antes de assumirmos não havia nenhuma política do tipo na cidade. A partir das reivindicações dos munícipes é que conseguimos constituir esse programa, que hoje comemora a marca de 4 mil castrações. É pouco, precisamos avançar mais nisso, e agora, em políticas mais inovadoras ainda”.

A Secretária de Saúde, Lorena Rodrigues, agradeceu a todos pela marca de 4 mil castrações atingida pelo projeto. “Hoje estamos aqui para festejar essa marca, fazendo uma feira de doação. Estamos bem felizes, já que todos os animais que vieram aqui, foram doados. Esse é o primeiro evento de muitos que pretendemos realizar.”

Ao final da festa foram contabilizados também a doação de 300 kits de ração, feitas pela parceria com a fabricante Magnus, além da adoção de nove animais.

Sobre a Campanha
O Programa Gratuito de Castração de Cães e Gatos teve início em outubro de 2014 e tem por objetivo diminuir os problemas referentes à grande população de animais domésticos e de rua que vivem no município, além de promover um equilíbrio entre o bem-estar animal e saúde pública.

Esse cadastro de animais é realizado nas duas últimas semanas de cada mês na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Estrada do Governo, nº 11, Vila Francisco de Tulio, Franco da Rocha.

Fotos do 1º Fest Cão & Gato

Texto e foto: Lucas Cardoso