Prefeitura monta abrigo para moradores em situação de rua

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, criou um espaço para acolhimento emergencial de moradores em situação de rua no período do inverno.

A iniciativa é em parceria com entidades sem fins lucrativos e pessoas que já realizam o trabalho de atenção especial a esse público, com distribuição de roupas e comidas.

“Como essas organizações já têm contato com os moradores, o nosso objetivo é concentrar esforços para canalizar o trabalho e evitar a dupla ação e desperdício de alimento”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria.

Cada entidade ou grupo ficará responsável pela coordenação do local por, ao menos, um dia da semana.

O espaço começou a funcionar na última quarta (22), no bairro Jardim das Jaboticabeiras, e conta com ambientes divididos e equipados com colchões, cobertores, travesseiros, chuveiros e cozinha completa, podendo abrigar até 40 pessoas. O atendimento será de domingo a domingo e começa a ser feito a partir das 17h, mas a entrada só será permitida até às 20h.

As pessoas atendidas podem tomar banho, jantar e devem deixar o local até às 8h do dia seguinte, após o café da manhã. Caso desejem, no período da 8h às 12h, de segunda a sexta, a equipe do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza atendimento especial aos abrigados. “Não é apenas um espaço de acolhimento, mas também de encaminhamento e tentativa de buscar os parentes para resgatar o vínculo familiar”, explica a secretária.

Às quartas-feiras, a equipe de saúde da prefeitura comparece ao abrigo para avaliação médica das pessoas atendidas.

Portas abertas
Na tarde da quarta-feira, um grupo formado por psicólogos, agentes de saúde e assistentes sociais percorreu as regiões do centro da cidade, Parque Vitória e Vila Bela para realizar a abordagem aos moradores que ficam espalhados embaixo dos viadutos e áreas comerciais, informá-los sobre o novo espaço e levar até à nova casa quem desejasse.

No total, chegaram ao abrigo vinte e cinco pessoas, sendo 24 homens e uma mulher. No primeiro dia, além de funcionários da prefeitura, quase dez voluntários compareceram ao espaço para oferecer ajuda. O cabeleireiro Paulo Roberto Oliveira, colaborou realizando três cortes de cabelo e duas barbas. Regiane Cristina, Ana Damiana e Priscila Zago ficaram encarregadas pela alimentação: uma sopa de legumes e carnes.

Experiente em realizar trabalhos sociais com famílias carentes em Franco da Rocha, Victor Hugo de Moraes foi o responsável por receber e comunicar os procedimentos aos moradores.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Barreto, esteve no local nesta quinta-feira.

Horário de funcionamento: das 17h às 8h
Horário de entrada: das 17h às 20h