Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) já ministra curso para nove escolas estaduais de Franco da Rocha

Nos dias de hoje, cada vez mais cedo adolescentes se envolvem com algum tipo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou o aumento do acesso precoce à bebidas alcoólicas e a drogas ilícitas entre alunos do 9º ano do ensino fundamental.

Para tentar mudar essa realidade, em 2014 o Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha criou o projeto “Força Jovem” onde visitam escolas da cidade realizando palestras com alunos do 1° ano do ensino médio, sobre a prevenção do uso de vários tipos de drogas, tendo como objetivo fortalecer a autoestima dos alunos, além de reforçar a importância de que esses jovens evitem o uso de entorpecentes.

A didática do curso consiste também em mostrar quantas substâncias corrosivas são adicionadas na preparação deste psicotrópicos conscientizar os jovens dos efeitos que as drogas fazem no nosso organismo. Um exemplo é a cocaina. Na sua preparação elementos como gasolina, cimento, permanganato de potássio e ácido sulfurico são encontrados na mistura.

Resultados surgem
A mediadora Vanessa Domingos da Silva, que trabalha na E.E Professora Ivone dos Anjos da Silva Campos, na Vila Eliza, recebeu no ano de 2016 o projeto. “Foi muito bacana inseri-lo na escola, porque antes não tinha nada parecido e quando a GCM Conceição veio oferecer o curso para os alunos eu achei bem interessante e decidi aceitar. No começo houve um pouco de resistência dos alunos, mas aos poucos foram se acostumando e hoje 80% deles são atingidos com as informações do curso.”

Na mesma escola houve dois casos de adolescentes com idades de 16 anos e 15 anos, usuários de drogas, que com a ajuda do trabalho do GAEP, e o apoio das famílias, foram em busca de ajuda. Hoje eles estão em tratamento numa clínica e dizem não se arrependerem da escolha.

Satisfação em fazer o bem
A GCM Conceição, que ministra o curso, conta que pode ajudar muitos jovens a saírem do vício das drogas e a escreverem uma nova história. Ela não se arrepende das muitas horas excedidas no trabalho na elaboração do curso e nos bate papos com os jovens em que a procuram. “A recompensa é saber que eu realmente faço a diferença na vida deles e para melhor”, sorri.

Conceição ainda lembra de um caso na escola E.E Professor Zilton Bicudo, onde havia um rapaz com 16 anos, que era usuario de drogas e tinha um mau comportamento. Quando ela começou a dar o curso, para sua surpresa, ele compareceu, assistiu com atenção tudo o que ela dizia. No final do curso ele esperou que os demais saíssem da sala e foi falar com ela, disse que tudo o que ouviu o chocou muito, então decidiu que mudaria, não usaria mais drogas e seria um aluno melhor. Ela ficou muito comovida pois conseguiu ao menos plantar uma semente de mudança naquele garoto. “Felizmente, depois de alguns meses fiquei sabendo que a promessa foi cumprida. A própria mediadora da escola ligou e contou que ele conseguiu sair das drogas e hoje é um dos melhores alunos da classe”. Conceição ainda completa: “Hoje 90% dos alunos além de aceitarem e comparecerem às aulas, participam interagindo com perguntas sobre os temas discutidos”.

Força Jovem
O Força Jovem é um programa desenvolvido pelo Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha nas escolas de ensino médio da cidade. O trabalho, que teve início em 2014, consite em formar estudantes que atuam como agentes multiplicadores de ações para a prevenção do uso de drogas e combate à violência na própria escola e na comunidade.

Durante os três anos de projeto 2.600 alunos receberam formação.

Atualmente a equipe do Força Jovem já atende nove escolas estaduais.

E.E. Professora Elvira Parada Manga, Vila Josefina
E.E. Benedito Fagundes Marques, Centro