Peterson dos Santos, atleta que representou Franco da Rocha nos Jogos Olímpicos, visita funcionários da prefeitura

O sonho da maioria dos atletas é participar de uma competição olímpica – quem dirá dentro de casa – e representar seu povo que, eufórico, torce para o sucesso de seus conterrâneos. Em muitos casos esses atletas saem da periferia para despontar como grandes exemplos de superação.

Com Peterson dos Santos foi assim. Criado no bairro do Sobradinho, em Franco da Rocha, despontou no esporte há cinco anos depois de muito esforço e com dinheiro contado para ir aos treinos.

Aos 25 anos, representou sua cidade de origem no atletismo, como corredor do revezamento 4X400 metros nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Sua carreira como atleta teve o passo inicial com a ajuda da então professora de Educação Física, Olga Beltrame, da E.E Adail Jarbas Duclos, que após ver seu potencial o levou para competir nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, em 2008. “Eu convenci o Peterson a participar do atletismo e ele descobriu essa aptidão que não conhecia em si mesmo”.

Foi a partir daí que teve início sua jornada rumo as olimpíadas. Nesta edição, no Rio de Janeiro, conseguiu a oitava colocação entre os melhores do mundo, com os tempos de 45 segundos e 02 centésimos na semifinal e de 46 segundos e 18 centésimos na final.

Café da manhã na prefeitura
Como forma de prestigiar o feito do atleta, foi realizado no gabinete da prefeitura um café da manhã especial, que contou com a participação do prefeito em exercício, Dr. Nivaldo, a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Renata Celeguim, o Diretor de Esportes, Romeu Silva, familiares do atleta e funcionários da prefeitura.

Ao ser questionado sobre a experiência de estar em uma Olimpíada, Peterson diz que para ele foi incrível competir em alto nível com tantos atletas de qualidade e saber que ele também se tornou um por estar lá.

O atleta ainda contou um pouco da receita para chegar onde chegou. “Ir para a Olimpíada foi algo muito difícil. Algo que exigiu determinação e força de vontade, porque para treinar atletismo precisa ter esforço, já que é bem complicado e dolorido o treinamento. É preciso ter foco e cabeça para realizar as coisas direito. Muitas vezes tem que abrir mão de sair e se divertir”.

Para os futuros atletas, Peterson deixa um recado: “Se os jovens que iniciarem no esporte têm um sonho e desistirem, estará tudo acabado, tem que lutar até o final, enquanto houver oportunidade, devem prosseguir com seus objetivos. Eu tive um sonho e graças a Deus consegui realizá-lo”.

Peterson diz acreditar que as coisas vão melhorar, tanto para ele como para a comunidade, para que possam surgir novos talentos, e resumiu todo seu esforço e participação nos jogos em uma palavra: “luta”. A professora de educação física, Olga Beltrame, acrescenta também a importância de o professor perceber o talento de um aluno. “Na verdade, há muitos alunos com grande potencial e a maioria só quer o futebol ou futsal. Então, cabe aos professores de educação física mostrar uma outra modalidade, porque muitas vezes o aluno não sabe que possui determinada habilidade”.

Por final, o corredor ainda revelou uma vontade, que não somente ele, mas outros tantos compartilham. “Quero ser uma pessoa lembrada por algo bom, por mais que o tempo passe e eu morra, espero que alguém se lembre”.

Dona Aparecida Correia dos Santos, mãe de Peterson, falou da alegria e orgulho de seu filho. “É muita felicidade que nem tenho explicação, porque foi tudo tão difícil para ele chegar aqui. Mas agora é tocar a bola para frente”.

Peterson já está marcado na história da cidade e das olimpíadas e será lembrado como um exemplo para as próximas gerações, porque estar na pista de atletismo, para ele, representou mais do que uma competição, essa foi sua assinatura escrita em alguns segundos e marcada, como ele próprio disse, por sua luta que vai ficar para sempre.

Atleta visita áreas esportivas na cidade
Depois de posar para fotos com os funcionários da prefeitura e de participar de um café da manhã no gabinete do prefeito, o jovem atleta saiu para caminhar com a equipe da educação e esportes.

Primeiro o grupo visitou o novo Parque Linear, Benedito Bueno de Moraes, que está em fase de acabamento e deve ser entregue para os moradores de Franco da Rocha no final de setembro.

O Parque Linear contará com 2 km de pista de caminhada e corrida, ciclovia, bosque com mais de mil árvores plantadas, pista de skate, raia de atletismo, campo de futebol com arquibancada para 420 torcedores, vestiários, piscina, quadra poliesportiva e um salão para danças e lutas marciais.

Em seguida, todos seguiram para o Ginásio Esportivo, Paulo Rogério.

“Aqui na região deve haver bons atletas, só falta mais incentivo. O que o atleta precisa é de uma estrutura para treinar. Tendo uma pista e uma sala de musculação, já será uma grande ajuda. Aí, com certeza, aparecerão novos talentos”, finaliza Peterson.

Veja fotos da visita

Texto: Lucas Cardoso; Foto: Jorge Henrique