PROERD forma 150 jovens da Unidade de Saúde Mental e Reabilitação de Franco da Rocha

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá recebeu na manhã desta sexta-feira (14) a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD, comandado pelo 26ª Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com 150 jovens atendidos na Unidade de Saúde Mental e Reabilitação de Franco da Rocha. Veja fotos do evento

Durante as solenidades, foram entregues certificados de conclusão do curso PROERD para todos os alunos da Unidade. Foi a primeira vez em que o programa foi realizado com a Secretária Municipal de Saúde, buscando integrar na sociedade os jovens portadores de necessidades especias atendido pela unidade.

O evento reuniu cerca de 350 pessoas no local.

O Policial Militar e professor do corpo docente do PROERD, Pedro Sérgio, foi homenageado pela turma durante a cerimônia e comentou sobre quanto o programa será essencial no futuro dos jovens atendidos, “Saber que estamos ajudando a todos aqui a escolher o caminho certo para vida, é gratificante. Sabemos que agora eles estão preparados para dizer não as drogas e resistir à violência. E eu tenho certeza que essas são mais 150 vidas salvas.”

As apresentações da formatura ficaram por conta da E.E. Paulo Duarte com a peça “Juliana contra o Mundo”, as academias de danças Ultimato e Dance Para Não Dançar; e o grupo de dança do ventre da professora Gabriela.

Ana Paula da Silva, de 40 anos e moradora do Jardim Luciana, ingressou ao grupo da unidade recentemente e foi a escolhida para cantar e falar o quanto o trabalho do PROERD foi essencial em sua vida, “Foi muito especial ao todo, agradeço muito ao grupo e principalmente ao Pedro Sérgio. Me apresentar foi maravilhoso, sou grata a Deus e ao grupo pela oportunidade. Não tenho palavras para descrever um trabalho tão especial como esse.”

Compuseram a mesa solene, os vereadores Eric Valini e Alex Caixa; o Comandante da 1ª Cia. De Franco da Rocha,Capitão PM Rodrigo Paim de Carvalho; a Diretora e Gerente da Unidade de Saúde Mental, Valéria Paixão e o Assistente Social da SABESP, Carlos Alberto Pessoa.

A Diretora Valéria agradeceu a presença de todos e ressaltou o trabalho do Programa, “O trabalho do PROERD é muito importante para o estado todo, com relação à violência e as drogas. Pra unidade foi ainda mais importante, pois essas pessoas têm as limitações delas. A maneira que o professor Pedro passou as informações foi de uma maneira bastante lúdica, se pegarmos um jovem desse hoje, e perguntar como atravessar o farol corretamente, ele sabe, pois até isso o Pedro ensinou. Então esse trabalho ao todo, é essencial para essas pessoas que precisam ser inclusos na sociedade.”

No fim da cerimônia, todos os formandos subiram ao palco da Centro Cultural Newton Gomes de Sá, levantaram seus canudos e encerraram cantando em uma só voz a música é Preciso Saber Viver, dos Titãs.

“Toda pedra do caminho, você pode retirar, numa flor que tem espinhos, você pode se arranhar, se o bem e o mal existem, você pode escolher, É preciso saber viver, É preciso saber viver, É preciso saber viver…”

Texto e fotos: Jorge Henrique Ramos