Crianças dos CRAS são presenteadas com mais de 400 brinquedos doados pela Escola Superior de Bombeiros de Franco da Rocha

Organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Expedição do Saber são passeios feitos por pessoas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários com o objetivo de aprendizado e entretenimento ligados à cultura (teatro, centros culturais, museus), esporte e lazer (parques, SESC, entre outros), fortalecendo assim o convívio familiar e ampliando o conhecimento de cada integrante.

Na semana das crianças mais uma expedição foi realizada e levou quase 250 integrantes, que fazem parte desse Serviço de Convivência de todos os CRAS, para conhecerem a Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha.

No local, eles puderam ver o juramento à bandeira feita pelos bombeiros e assistiram o treinamento da equipe aquática (viram as vestimentas, botes, presenciaram o preparo da equipe para o resgate nas piscinas); combate ao fogo (após explicação as crianças colocaram as roupas, capacete e luvas dos bombeiros); treinamento florestal, salvamento terrestre e em prédios (usando rapel). Os visitantes puderam entender o funcionamento do carro do corpo de bombeiros, conheceram mais sobre a corporação e tiveram a oportunidade de se interessar pela profissão.

Essa visita despertou o interesse da equipe do Corpo de Bombeiros, que decidiu arrecadar brinquedos e tornou o dia das crianças mais feliz. “São crianças que realmente precisam. É uma realização enorme fazer uma ação como essa, emociona e nos toca tanto quanto bombeiros como quanto cidadãos”, disse o Sargento da Escola Superior de Bombeiros, Fabio Luis. A arrecadação foi entregue em todas as unidades do CRAS, que estão localizadas nos bairros, Lago Azul, Monte Verde, Vila Bazu e Jardim Luciana. Veja nas imagens como foi a ação

Ao todo, foram doados aproximadamente 400 brinquedos e a coordenadora da unidade Lago Azul, Rosangela Chimello, falou sobre a importância dessa ação. “Ver a alegria das crianças não teve preço. Foi um momento único, uma troca mútua de sorrisos e carinho entre os bombeiros e as crianças, encantadas com a surpresa e seus embrulhos coloridos”, afirmou.

Segundo Rosangela, quando as crianças abriam os embrulhos e se deparavam com o presente (carrinhos, bonecas, jogos, bolas, entre outros) uma mágica acontecia. “Era o momento em que nada mais existia, era a criança e o brinquedo, tão sonhado e esperado, contagiando e emocionando a todos os participantes da ação”.

A mãe Ana Cristina tem dois filhos atendidos pelo CRAS e estava muito agradecida pela alegria proporcionada por conta da ação dos membros da Escola Superior de Bombeiros aos seus pequenos. “Como é maravilhoso os bombeiros fazerem isso para as crianças e ver a felicidade dos meus meninos, pois eu não poderia comprar brinquedos para eles”.

A coordenadora do CRAS Lago Azul arrematou com uma mensagem sobre a importância das doações. “Algumas pessoas não imaginam como esse simples gesto de doar um brinquedo, pode mudar o dia, ou mais, a vida de uma criança, que talvez não teria recebido um presente nesta data. São gestos como este que proporcionam momentos especiais como o sonhar, sorrir e brincar”, finalizou Roseli.

Texto: Ewerton Geniseli. Imagens: Equipe do CRAS