Centro de Atenção Psicossocial e Unidade de Saúde Mental e Reabilitação promovem palestra em especial ao Outubro Rosa

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), junto com a Unidade de Saúde Mental e Reabilitação (USMR), promoveram, na manhã desta terça-feira (25), na sede do CAPS, uma palestra em especial ao Outubro Rosa, para as mães dos usuários e para as usuárias das unidades. Veja fotos do evento

Na palestra, ministrada por duas enfermeiras da UBS-Centro, e que contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas, foram abordados os temas: prevenção e cuidados com câncer de mama, climatério, menopausa, autoexame, entre outros assuntos.

Segundo a gestora da Unidade de Saúde Mental e Reabilitação, Valéria Paixão, essa palestra é a mesma que está ocorrendo nas unidades básicas de saúde, em alusão ao Outubro Rosa com o objetivo de fazer com que as mulheres cuidem mais da saúde.

Ainda de acordo com a psicóloga, geralmente as mães não têm tempo para cuidarem de si. “Isso ocorre, até pelo cuidado que elas têm com os filhos, o tempo delas é muito para eles. Então, esse momento serve para elas, e como podem trazer os jovens, juntam o útil ao agradável”, destacou.

Após o café da manhã, oferecido aos participantes da atividade, a aposentada de 61, Maria das Dores, moradora da Vila Palmares, avó de umas das usuárias da Unidade de Saúde Mental e Reabilitação, contou o que pensa sobre a atividade. “Acho muito importante esse tipo de coisa, palestras, porque você pode tirar suas dúvidas pessoalmente mesmo”.

A gestora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ana Paula Batagin, contou que a atividade tem o intuito de trazer um pouco do Outubro Rosa para esse público, para que as mulheres, tanto mães quanto usuárias, possam cuidar mais da saúde. Para ela, ações como essa ajudam a divulgar outras unidades de saúde. “Nós queremos expandir um pouco isso de certa forma, para que elas saibam que isso acontece nas Unidades Básicas de Saúde e que a partir daí elas possam utilizar mais os serviços municipais”.

Texto e foto: Lucas Cardoso