Franco-rochenses também têm uma biblioteca

Pouca gente sabe, mas Franco da Rocha tem uma biblioteca pública com um catálogo que abrange os títulos indicados nos vestibulares de autores renomados da literatura como Machado de Assis, José de Alencar, Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, entre outros. Curta imagens do espaço

Mais de dois mil e quinhentos exemplares, separados por gêneros, compõe o acervo do espaço, entre eles, literatura brasileira, estrangeira, juvenil, crônicas, poesias e até mesmo livro em braile para deficientes visuais.

“Não são todos que têm acesso ao mundo digital e um local como esse facilita a aprendizagem”, opina Edras Damacena Siqueira, de 18 anos, morador do bairro do Lago Azul. O estudante estava no local para fazer a renovação de empréstimo do livro “Código da Vinci”.

Materiais para estudo nas áreas de Direto, Psicologia e Pedagogia também fazem parte do acervo. O espaço conta ainda com o acervo de 1.300 livros para restauração, que futuramente estarão disponíveis para leitura.

Os livros podem ser emprestados sem nenhum custo para o munícipe, basta fazer o cadastro.

A bibliotecária responsável, Sônia Duarte D’ambrosio, tem 25 anos no ramo e se entusiasma ao falar sobre o espaço. “Procurar a biblioteca é uma coisa maravilhosa tanto para nós que estamos aqui para atender, quanto para o leitor. Aqui eles tem o que precisam e procuram, caso não achem o livro desejado, indicamos um bem parecido para que ele possa se interessar ainda mais pelo acervo.”

Espaço de todos e gratuito
A Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado funciona de segunda a sexta das 10h às 16h e está localizada na Av. dos Coqueiros S/N, ao lado da Junta Militar.

Para fazer o cadastro, basta levar uma foto tamanho 3X4 e um comprovante de endereço. Um livro por vez pode ser retirado pelo período de sete dias, podendo ser renovado por mais sete.

A biblioteca aceita doações de livro da maioria dos gêneros literários, com exceção dos didáticos, apostilas e dicionários. Para doar, basta comparecer ao local. Como requisito, é necessário que o livro esteja em bom estado.

Por: Jorge Henrique Ramos