Após um ano de tratamento, Ademar e Anete vencem o câncer de próstata

Há dois anos Ademar José da Silva, aposentado de 68 anos, que há 35 mora no Lago Azul, realizou a cirurgia para a retirada de um tumor maligno da próstata, cuja existência descobriu após um exame preliminar realizado em uma unidade móvel de Sorocaba, chamada de Carro Azul, que detectou alteração em sua próstata.

A partir daí, ele e sua esposa, Anete Rocha da Silva, de 63 anos, também aposentada, foram até a Unidade Básica de Saúde de seu bairro para realizar um exame mais detalhado. Apesar de Ademar fazer acompanhamento desde os 40 anos, nunca havia feito o de toque, que para ele, como para a maioria dos homens, foi constrangedor.

Durante o tratamento, por vezes, relatou Anete, enquanto seu marido usava a sonda e tomava os remédios antes de operar, o médico retirava o cateter para fazer uns testes, porém, Ademar não conseguia urinar e voltava ao doutor.

Os hábitos de Ademar e sua família mudaram. Anete, que acordava as cinco da manhã, lavava roupa e preparava a comida, agora mais natural, sem gordura e sal, e ia, com uma procuração, atrás dos exames e dos remédios dele, que ficava em casa com uma de suas quatro filhas, portadora de deficiência.

Ela ainda conta que durante esses onze meses seu marido só saia de casa para ir ao hospital e voltava, já que se sentia constrangido pelo uso da sonda.

Atualmente, Ademar faz acompanhamento de seis em seis meses. Apesar das dificuldades, não só ele, mas sua família, principalmente sua esposa, Anete, venceram a doença que estava no início, fator esse crucial para a vitória. Não foi fácil, disse ela “Foi uma luta, a gente corria muito para fazer os exames. Tem que ter fé, muita fé”.

Texto e foto: Lucas Cardoso


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).