Franco da Rocha registra 40 casos de caxumba entre janeiro e novembro de 2016

A caxumba é uma doença viral transmitida por gotículas dispersas no ar e que atinge as glândulas salivares. Inchaço nas glândulas afetadas, fadiga, dor ao engolir e mastigar são alguns dos sintomas.

Essa infecção pode atingir qualquer pessoa e, segundo o Controle de Zoonoses, em Franco da Rocha, foram registrados 40 casos da doença entre janeiro e novembro de 2016.

Para combater essa incidência de casos, o setor incentiva a população a realizar a imunização através da vacina tríplice viral, disponível gratuitamente na rede pública de saúde, com duas doses para adolescentes até 19 anos e uma dose para pessoas entre 20 e 49 anos.

Além da caxumba, a vacina contribui também para a imunização contra o sarampo e a rubéola. Como todos estão sujeitos a adquirir a doença, outras formas que auxiliam para evitá-la são a boa higienização das mãos e manter os locais arejados.

Igualmente a outras infecções virais, o organismo trata naturalmente e, em aproximadamente duas semanas, a pessoa se recupera e se torna imune a mesma.

Texto: Lucas Cardoso


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).