Jovens participam de formatura do programa de combate às drogas, promovido pela GCM

A família é a base de tudo e foi como uma família que o Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha, ensinou mais de 800 alunos, por meio do Programa Força Jovem (Por uma vida sem drogas) em nove escolas estaduais, para que eles não se envolvam com drogas, preservando assim a vida de cada um. Confira a entrega de certificados

Na noite da última quarta-feira (23), os alunos participaram da cerimônia de formatura, com a abertura comandada pela orquestra Big Band, regida pelo maestro Jairo. Veja as fotos da apresentação

O vice-prefeito Dr. Nivaldo, que representou o prefeito Kiko Celeguim, parabenizou os formando e mandou um recado. “A melhor forma de combater as drogas é com o conhecimento. O melhor caminho é falar sobre a droga e sobre os males que ela produz na vida das pessoas”.

Dr. Nivaldo aproveitou a oportunidade para fazer um pedido aos jovens. “Quero também deixar registrado que vocês sempre digam não às drogas e não tenham medo de ser careta, pois careta é quem usa esse tipo de coisa”.

O Diretor de Segurança Pública de Franco da Rocha, Alceu Martinho, comentou que o programa foi criado na gestão do prefeito Kiko com o propósito de trabalhar a questão da segurança com prevenção. Segundo ele, não há nada melhor para prevenir o uso das drogas entre os jovens. “Já é o terceiro ano consecutivo que estamos formando alunos da escola pública. Neste ano, estão sendo formando 860 de nove escolas estaduais. No próximo, pretendemos ampliar ainda mais este programa”.

Alceu ainda afirmou que sem o apoio dos integrantes da Guarda Civil Municipal, o programa não aconteceria e ressaltou o envolvimento de todos os participantes na busca por um mundo melhor e de menos jovens perdidos nesse mundo de drogas. Veja como foi a cerimônia de formatura

Entre um discurso e outro, os alunos podiam acompanhar uma retrospectiva de fotos que era apresentada no telão. Além disso, o Grupo Utopia, fez uma apresentação da peça “Vida nas Drogas”, que mostrava as consequências do uso.

A professora Ana Paula e um grupo de alunos produziram o texto “Uma Pessoa de Valor”, e leram em homenagem ao trabalho da GCM Conceição Gomes, que conduziu os trabalhos do GAEP neste segundo semestre. “Acima de tudo uma pessoa de valor é cheia de sonhos, porque são eles que fazem a gente seguir em frente”, um dos trechos do texto.

Em depoimento após a homenagem, a GCM Conceição chamou a mãe, Dona Maria, que estava presente no evento e fez um paralelo sobre o quanto é bom viver bem. “Nasci graças a Dona Maria, uma pessoa maravilhosa, que trouxe aqui para mostrar a vocês o valor da vida, mostrar que a vida é feita de pequenos momentos, detalhes, que soma no ser humano” e ressaltou. “Como é bom viver bem”.

Ainda com a palavra, a GCM agradeceu em nome de todos os presentes, principalmente os alunos, pelo carinho, respeito e dedicação recebido ao longo das palestras. “O GAEP tem hoje a certeza do dever cumprido como instituição de segurança, prevenção às drogas, valorização da vida e da liberdade. Vida e liberdade são dois itens que caminham juntos”.

Além do vice-prefeito, participaram do evento os vereadores Valdir da Santa Casa, Neiva Hernandez e Pablo Cunha.

Confira as escolas que aderiram ao GAEP
E.E. Elvira Parada Manga, Vila Josefina
E.E. Benedito Fagundes Marques, Centro