Palestra sobre saúde no Centro Dia do Idoso

Buscando aprimorar os serviços disponibilizados para o bem-estar e lazer dos idosos, foi realizada nesta sexta-feira (25) uma palestra para aproximadamente 30 pessoas, no Centro Dia do Idoso com o tema: Incontinência Urinária e Higiene Pessoal. Veja fotos

A palestra teve como intuito conscientizar os idosos e familiares presentes sobre o câncer de próstata, câncer de mama, higiene pessoal e cuidados com algumas doenças que são comuns na idade avançada. Inez Duarte de Oliveira, gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória, foi a palestrante da manhã.

Os idosos receberam conselhos de como tratar e detectar a incontinência urinária, que aumenta progressivamente com a idade, sendo que um em cada três indivíduos idosos apresentam algum problema com o controle da bexiga. Também receberam conselhos para uma melhor higiene pessoal.

Durante a conversa, Inez falou sobre os cuidados com a intolerância à lactose e a osteoporose, doença que atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros com a idade avançada, “Com a alimentação adequada todos esses problemas são amenizados. Já a osteoporose é tratada com exercícios físicos, uma caminhada. Ficar uns dez minutos no sol também fortalece”.

Inês também ressaltou aos idosos, que a preocupação com o câncer de mama e o de próstata deve ser constante, e não apenas em seus rececptivos meses de combate, como Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata).

Para a nutricionista e coordenadora do CDI, Nádia Duarte D’ Ambrosio, a ajuda dos familiares é essencial para o desenvolvimento dos idosos. “Queremos compartilhar ideias como essas não só para incentivar os próprios atendidos pelo centro, mas também os familiares que passam maior parte com eles. Por exemplo, quando os idosos sofrem com sarcopenia, que é a perda de massa e força na musculatura esquelética, os familiares são essenciais na ajuda e tratamento.”

A moradora do bairro da Vila Lanfranchi e atendida pelo centro, Flávia March, de 83 anos, elogiou a palestra e agradeceu ao CDI pelas atividades que participa. “Nosso tratamento aqui dentro é único, somos uma família e o que fazemos aqui nos fortalece a cada dia. A palestra foi ótima, me ajudou e iriei repassar para meus familiares”.

Texto e fotos: Jorge Henrique Ramos