EMEB Teresa Barquetta é reinaugurada e moradores prestigiam o evento

No último sábado (26), foi realizada a reinauguração da EMEB Teresa Barquetta, no Lago Azul, numa manhã bonita de sol em que as crianças que estudam no lugar compareceram em peso para prestigiar o evento. Curta as imagens da inauguração

Com a reforma e ampliação, o local agora conta com quatro salas ampliadas, área de lazer com cobertura para realizar atividades e brincadeiras. Além disso, houve a reforma no berçário, lactário, diretoria, lavanderia e a secretaria também passou por uma ampliação.

Na área externa, foi feita a cobertura na entrada da escola. Outro grande ganho que a reforma possibilitou, foi a criação de um banheiro com acessibilidade.

Na cerimônia de entrega da EMEB, estiveram presentes o prefeito Kiko Celeguim, a Secretária da Educação, Renata Celeguim, a Secretária Adjunta da Educação, Iraci Silva, o vereador eleito Emerson Gêmeos, Supervisora de Ensino Paulina Maia, Diretora de Gestão de Política Pedagógica, Silmara Pimentel, e o Secretário de Assuntos Jurídicos Paulo Roberto Mancz.

Durante pronunciamento, o filho da Teresa Barquetta, que dá nome à escola, José Aparecido da Costa, se sentiu emocionado pela homenagem. “Eu quero agradecer as pessoas que indicaram o nome da minha mãe e que foi bem acolhida por esta administração. Nada mais justo ela como parteira, que tantas crianças ajudou a colocar no mundo em Franco da Rocha e adjacências ter o nome dela lembrado numa creche. Agradeço a administração e a todos, fiquei muito lisonjeado com esta escolha, muito obrigado”.

A diretora Flávia Aguiar de Moraes, agradeceu ao apoio que recebeu do governo e dos funcionários. “Eu gostaria de agradecer a presença de todos, a presença do pessoal da Secretaria de Educação que nos deu todo o apoio, ao prefeito Kiko Celeguim pela administração e por este benefício que a comunidade está recebendo. Gostaria de agradecer aos nossos funcionários, porque esta semana foi bem corrida, bem intensa, mas no final deu tudo certo. Gostaria de agradecer ao filho da senhora Teresa Barquetta, e dar os parabéns pela bela história de vida de sua mãe.”

Amanda, de 36 anos, é mãe de uma das alunas da escola e comentou sobre a reforma da EMEB. “Eu achei muito bom, inclusive minha filha estuda aqui desde os 2 anos e 6 meses. Adoro esta escola de paixão, é o último ano dela aqui e só tenho que agradecer aos funcionários e a diretora. Como moradora do bairro é um benefício pra gente, só tenho que agradecer”.

A Secretária Renata Celeguim falou do seu carinho pelo bairro e dos desafios enfrentados pelos funcionários durante a reforma. Ela também falou sobre o dia a dia com as crianças. “É muito bom voltar pra essa escola e compartilhar hoje com vocês esse momento onde este local passou reforma. Mais do que um lugar para deixar os seus filhos, vocês têm aqui educadoras muito competentes e focadas no desenvolvimento de cada criança, ainda mais agora que teremos o berçário onde poderemos atender aos mais pequenos. E queria aproveitar a oportunidade e dizer que das crianças que a dona Teresa trouxe ao mundo uma delas fui eu. Dona Teresa foi forte e a história dela merece ser conhecida e reproduzida.

O prefeito Kiko Celeguim comentou da necessidade de ter realizado a ampliação da EMEB. “A partir de janeiro de 2017 serão quase 600 crianças atendidas nesta escola, na faixa entre 0 a 5 anos, era uma ampliação muito necessária aqui no Lago Azul, onde a fila de vaga na creche era muito alta, e com isso poderemos diminuir essa demanda. E a novidade do berçário será um desafio porque para atender as crianças menores não basta só ter uma sala de aula, precisa de uma estrutura específica pra isso, e só foi possível depois da entrega da reforma do prédio. Com ampliação foi utilizado melhor os espaços externos, que é muito importante para as crianças nesta idade poder correr, brincar, e ter um desenvolvimento físico e mental otimizados, por conta destes espaços eu tenho certeza que a Flávia e a sua equipe saberão utilizá-los, queria ressaltar toda a sinalização de acessibilidade que agora o prédio possui para deficientes visuais e físicos.

O prefeito falou sobre a homenagem a Teresa Barquetta. “Quando damos um nome de uma pessoa a uma escola, não é só para identificar o endereço que os seus filhos estudam, mas pra identificar uma pessoa que fez a diferença na vida de uma cidade, para que as crianças possam zelar por este patrimônio e se referenciar no exemplo de vida da dona Teresa, para que façam diferença positiva nos próximos anos de suas vidas.” Kiko Celeguim.

Texto e fotos: Paloma Cristina