Grupo de samba Estrela Cadente: o mais antigo de Franco da Rocha

Há 32 anos o grupo Estrela Cadente começou a se apresentar em Franco da Rocha nos bares e em shows.

Conforme Toninho, membro desde a primeira formação, o grupo começou como uma brincadeira entre amigos; existia um grupo de pagode no Parque Vitória e Toninho com os colegas viam e se inspiraram neles. Um amigo que também se chamava Toninho queria formar um grupo e assim surgia o Estrela Cadente no ano de 1985.

No começo as coisas não foram fáceis. Na época eram barrados pela polícia, enfrentavam enchente e foram enganados por um empresário, conforme Toninho conta. “Fizemos um LP , coletânea com 12 grupos, fizemos uma faixa, composição do nosso grupo, mas fomos enganados pelo empresário. Ele levou o dinheiro que investimos na gravação.”

Porém eles continuaram a fazer shows aqui na cidade. Na época, a rua Dr Hamilton Prado era lotada de casa de música ao vivo e eles eram figuras marcantes de quinta a domingo.

O samba na década de 90 estava em alta e o grupo sempre tocou samba-raiz e regravações de músicas de sucesso de grupos como; Raça Negra, Fundo de Quintal, Art Popular, Negritude Jr, Pixote, Só pra Contrariar, entre outros que faziam sucesso no Brasil. “Aquela época era muito legal o público era mais fiel, em todos os lugares que íamos era casa cheia na certa”, comenta Douglas, outro integrante.

O grupo foi muito rotativo, havendo muitas formações. O Estrela Cadente serviu de inspiração para muitos membros de outros grupos que se formaram na região. “O nosso foi uma escola, todos os membros que estão tocando em outros grupos já passaram pelo nosso”, conta Toninho.

O próprio Douglas, membro atual que com 7 anos de idade via o grupo nos shows e queria um dia tocar no Estrela Cadente. Depois de muita persistência, tem seu sonho realizado e já está há 17 anos no conjunto.

E quem acha que vida de músico é fácil, engana se. Além dos shows, o grupo que atualmente é formado por seis integrantes, possui uma vida dupla. Douglas de 35 anos, Toninho 50 anos, Robinei 44 anos, Valdinei 48 anos, Marcos 45 anos e William 38 anos, se dividem com as profissões de funcionário público, manobrista, vigilante, eletricista, montador de móveis e pedreiro, respectivamente.

Eles não pretendem parar, tocam porque realmente gostam e mandam um recado para os jovens que querem trilhar no caminho da música. “Muita persistência e estudar. Hoje a gente vê que tinha que ter estudado, nós aprendemos na raça mas quem tiver chance de estudar vai, nós não tínhamos tantos recursos, os problemas vão aparecer mesmo, então tenham dedicação e principalmente gostem do que fizerem.

Fica aqui o contato do conjunto musical mais antigo de Franco da Rocha para shows e eventos: 11 944-989-206 / 11 972-076-322

Curta umas fotos antigas do grupo

Texto e foto: Paloma Cristina