No dia do aniversário da cidade, 580 famílias recebem de presente as chaves dos apartamentos do Minha Casa Minha Vida

Na manhã de quarta-feira (30), em que Franco da Rocha comemorava os 72 anos de existência, foi realizada a inauguração e entrega de 580 apartamentos dos condomínios Gdańsk e Cracóvia, que fazem parte do Residencial Polônia, do Programa Minha Casa Minha Vida.

Dos 580 apartamentos, 235 foram destinados aos moradores que estão em áreas de risco dos bairros Vila Josefina, Parque Montreal e Jardim Cruzeiro (Cracóvia); Cia Fazenda Belém, Parque dos Eucaliptos, Parque Vitória, Lago Azul, Pretória e Borda da Mata (Gdańsk).

Durante a inauguração, o prefeito Kiko Celeguim relembrou o processo de cadastramento das famílias e comemorou a confiança da população no projeto. Segundo ele não houve intervenção de cunho político e foram adotados critérios técnicos e sociais para que as pessoas contempladas pudessem ter essa oportunidade de morar de forma digna.

Kiko ainda falou sobre a possibilidade das pessoas morarem em um apartamento e ter acesso a uma estrutura que não tinham antes, principalmente as famílias que estavam em área de risco. “O entorno conta com opções de lazer para crianças, idosos e trabalhadores poderem gozar um pouco mais dos prazeres da vida. Junto com os apartamentos, já entregamos duas escolas muito bonitas, talvez as mais bonitas e bem-feitas que temos no conjunto da cidade, para que as crianças possam ser atendidas com educação. Criamos também linha de transporte coletivo para o bairro”.

O prefeito ainda mandou um recado para as famílias que estavam em área de risco e não queriam abrir mão de suas casas, mesmo correndo o risco de desabamento. “Aos poucos, tenham a garantia da minha parte, junto com os vereadores, vamos dar a este bairro cada vez mais infraestrutura e equipamentos, para que cada um que morar aqui possa dizer daqui um tempo que de fato a vida mudou”.

Kiko ressaltou a importância do momento de entrega das chaves. “O benefício entregue para as famílias aqui é muito importante porque casa é patrimônio, é qualidade de vida para o presente, mas fundamentalmente para o futuro”.

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também comentou sobre a situação de quem mora de forma insegura. “Só quem passou por enchente sabe o quanto é duro. Um total de 1160 famílias que saem do aluguel ou da área de risco, deixam de morar com uma pessoa da família, para poder ter aqui o sonho da casa própria”.

Alckmin ainda destacou a importância da realização de sonhos. “O mais importante é o tesouro que está dentro do prédio, que são as pessoas, as famílias, e a gente na vida vive de sonho, e o sonho da família é ter um teto”.

Texto: Ewerton Geniseli . Foto: Orlando Junior