EMEBs Zilda Arns e Paulo Freire são inauguradas e vão gerar mais de 800 novas vagas

Para atender as crianças do município e diminuir a fila de espera, Franco da Rocha ganhou duas novas EMEBs no último sábado (3), a Dra. Zilda Arns, localizada no bairro Jardim Bandeirantes e a Professor Paulo Freire, que fica na Vila Leópolis.

A primeira a ser inaugurada foi a do Jardim Bandeirantes, que contou com grande presença da população do bairro. Junto com a inauguração, também aconteceu a atividade de encerramento dos alunos que estão no nível II do ensino fundamental, que fizeram algumas apresentações (Veja fotos).

O prefeito Kiko Celeguim marcou presença no evento de inauguração e falou sobre a qualidade da obra. “Para quem teve filho matriculado em outra escola, sabe da qualidade desse equipamento público. Em um dos bairros mais distantes do centro, foi feito um investimento dos melhores possíveis na área da educação”

Kiko ainda lembrou que estão sendo construídas mais três escolas como a inaugurada, uma no bairro da Vila Santista, outra na Vila Palmares e uma na Chácara Bom Tempo. Segundo o prefeito, com essas construções, reformas e ampliações, foi possível avançar de 1700 crianças matriculadas em creches no começo da gestão, para chegar em abril do ano que vem perto de 5000. “Ampliamos o serviço para incluir mais crianças, pois é fundamental garantir mais qualidade de vida, alimentação e um futuro mais digno para essas crianças”, afirmou.

A Secretária da Educação, Renata Celeguim, comentou a emoção ao fazer a entrega do novo equipamento. “É uma satisfação entregar uma escola como essa, bonita, grande, arejada, com profissionais competentes fazendo uma educação de qualidade”. Confira como foi a inauguração da EMEB Zilda Arns.

Renata aproveitou para falar sobre a importância da escolha para a direção da escola. “A Cris (diretora) teve a responsabilidade de juntar duas comunidades, primeiro aquela que morava aqui com aquela que estava vindo (para o Residencial Polônia), pois para a gente é muito importante ser mediador nessa relação, para que as pessoas possam conviver juntas em harmonia e a escola é o melhor lugar para isso”.

Participaram da cerimônia além do prefeito Kiko e da secretária da educação, os vereadores Pablo Cunha, Neiva Hernandez e George. Também marcou presença o secretário de Assuntos Jurídicos, Paulo Mancz.

A unidade inaugurada tem capacidade para atender 338 alunos, sendo oito salas – quatro para pré-escola e mais quatro para creche – cozinha, salas de coordenação e secretaria, salas multiuso com brinquedoteca voltada para leitura e música, banheiro com acessibilidade, playground, tanque de areia, sistema de segurança e um espaço Solarium – área externa para recreação com as crianças.

Mais escolas, mais educação
Um pouco mais tarde, foi a vez de inaugurar a EMEB Professor Paulo Freire, que terá capacidade para atender 511 alunos e também conta com oito salas, um pátio diferenciado que lembra um coreto, aconchegando mais as crianças, secretaria, cozinha e entre as oito salas, uma voltada para a realização do programa Mais Educação.

Segundo o prefeito Kiko, as escolas inauguradas não só atendem as famílias recém-chegadas ao Residencial Polônia, mas também toda comunidade da Vila Leópolis, Jardim Bandeirantes e Parque dos Eucaliptos, que não tinha um equipamento como esse na região”.

O prefeito relembrou a dificuldade para execução da obra e comemorou o ganho para a comunidade. “Quem conhece a região, sabe da dificuldade para construir algo nesse terreno, pois era um barranco enorme, impensável que um dia nos conseguiríamos fazer uma escola desse porte aqui. Vendo ela funcionando dá uma satisfação em saber o que era e o que se transformou a Vila Leópolis com esse empreendimento”.

Encerrando a cerimônia de inauguração, a aluna Stefani Vitória, do 4C, recitou o poema “A Escola é”, de Paulo Freire e na sequência foi realizada uma apresentação da orquestra Sinfonia Celeste, do Parque Vitória, com a música Aquarela do Brasil.

Veja fotos da inauguração da EMEB Paulo Freire

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)