Assentados da Fazenda São Roque integrarão Feira Municipal de Economia Solidária

A equipe do Centro Solidário/Fundo Social de Solidariedade visitou na última terça-feira(6), o Assentamento Fazenda São Roque, em Franco da Rocha, para buscar benefícios aos moradores/produtores do local e também à Feira Municipal de Economia Solidária.

O encontro foi realizado após um convite da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), que abriu um espaço aos produtores locais para apresentarem seus produtos, que farão parte da Feira de Economia Solidária da cidade neste fim de ano.

Entre os produtos mostrados estavam geleia, colorau, artesanato, frutas, entre outros. Esses e mais produtos estarão disponíveis para compra todos os dias, a partir do dia 9 até o natal (25 de dezembro).

Luciane Mosca, Coordenadora de Economia Solidária de Franco da Rocha, conversou com os produtores e explicou sobre os trabalhos realizados pelo Fundo Social, buscando o desenvolvimento do empreendedor.

Como a incubadora – um projeto que dá assessoria às pessoas que estão cadastradas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e trabalha na formação de empreendedores – esse acompanhamento, que é feito durante dois anos, busca a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho para a geração de renda, além de valorizar o ser humano.

“A incubadora oferece suporte aos empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Esse desenvolvimento fornecerá para ele uma capacidade de melhor realizar seu trabalho, levando essa experiência para a vida”, falou Luciane.

A Coordenadora da Feira Municipal de Economia Solidária, Cristiane de Falco, comentou sobre a importância dessa participação dos produtores no trabalho do Fundo Social. “Ele qualificará mais o trabalho deles. Daremos dicas, como ter um trabalho/produto mais resistente, como acrescentar cores, melhorando mais ainda os artesanatos produzidos, por exemplo.”

Apresentando suas canetas artesanais, enfeites e outros trabalhos, Maria Betânia Dantas, de 45 anos, moradora e produtora local falou sobre a oportunidade de vender na Feira de Economia Solidária da cidade, que recebe aproximadamente 30 mil pessoas por dia. “Isso vai ajudar todos nós no sustento em casa e do lote. Seremos mais valorizados e poderemos garantir uma renda a mais, que ajudará nossa família”, ressaltou Betânia.

Para a Gestora de Núcleo, Projetos e Ações Solidárias do Fundo Social, Karin Dártora, é satisfatório e gratificante ter essa parceria com um movimento popular, que trabalha com produtos diferenciados na linha da economia solidária.

As representantes do ITESP, Nancy Queiroz e Débora Fernandes, também compareceram.

A partir da próxima sexta-feira (9), a Feira acontecerá todos os dias, até o dia 25, das 8h às 17h, na rua Dona Amália Sestini, no centro (em frente à Casa de Cultura).

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)