Prefeitura entrega reforma e ampliação da EMEB Roberta Tarifa com homenagens e apresentações das crianças

A Prefeitura de Franco da Rocha realizou, na manhã desta terça-feira (6), a entrega da reforma e ampliação da antiga EMEB Machado de Assis, no Jardim Cedro do Líbano, que agora terá o nome alterado para EMEB Roberta Tarifa, em homenagem à professora falecida em outubro de 2016, que foi brutalmente atropelada. Junto com a cerimônia de entrega, também foi realizado o encerramento do segundo nível dos alunos da EMEB.

No local estavam presentes o prefeito Kiko Celeguim, a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Renata Celeguim, a Secretária Adjunta de Educação, Iraci Silva, os vereadores Eric Valini, Pablo Cunha, Alex Caixa, George, Neiva Hernandez e o vereador eleito Emerson Gêmeos, entre outras autoridades, além de familiares da homenageada.

Kiko, em seu discurso, falou que a reforma da escola fez parte de um pacote de obras anunciadas no começo do ano e reafirmou a importância da população cuidar do equipamento. “Vemos o quanto isso aqui mudou e é fundamental a fiscalização de cada um no dia a dia, ainda mais agora, nesse processo de liderar a comunidade para preservar esse prédio e fazer dessa unidade um lugar que faça a diferença na vida das crianças”, destacou.

Segundo Renata, o investimento feito é muito importante para o bairro em geral, já que abre a possibilidade para mais 180 vagas. “Todo mundo ganha, o bairro, os bairros adjacentes e isso representa mais emprego para os professores e mais vagas para as crianças” completou.

Em comemoração pela entrega da reforma e ampliação da EMEB e fazendo o encerramento das atividades do ano letivo, as crianças cantaram e dançaram as músicas “Amiguinho”, da banda Carrossel e “Splish, Splash”, de Roberto Carlos.

Sobre a Obra
A escola recebeu três novas salas de aula, novos banheiros com acessibilidade, secretaria, sala dos professores, lavanderia, diretoria, lactário, fraldário, dois depósitos, pátio coberto e reforma da cozinha. Com as mudanças, a unidade escolar passa a atender também como creche, e abre espaço para 180 novas crianças.

A Homenageada
Roberta Tarifa foi professora da rede municipal de ensino e atuou em algumas escolas de Franco da Rocha, entre elas a EMEB José Mauro de Vasconcelos e EMEB Clarice Lispector, ambas no Parque Vitória. Antes de falecer, era vice-diretora da EMEB Roberto Meconi, no Centro.

Em seu discurso, o prefeito Kiko comentou que só pelo fato de escolher essa profissão para contribuir com a sociedade, Roberta já merece a homenagem. “Sem dúvida nenhuma a Roberta, assim como todos os professores hoje presentes, em sua opção por essa carreira, a fizeram para poder realizar uma transformação social na vida das pessoas”, ressaltou.

O responsável pela sanção da lei que solicitava a alteração do nome da escola com o objetivo de homenagear Roberta foi o vereador Eric Valini, e a votação para a aprovação foi unânime na câmara.

(Texto e foto: Lucas Cardoso)