Encerramento do Mais Educação mostra “viagem” na imaginação dos alunos da rede municipal

Durante a última semana, foi realizado no Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção dos Santos, que fica no Complexo Hospitalar do Juquery, o encerramento do ano letivo do programa “Mais Educação”.

Nesse período, as crianças de 14 escolas municipais tiveram como proposta de aprendizagem soltar a imaginação, viajar para qualquer canto do mundo, sem mesmo sair do lugar.

Como nos dias de hoje é possível sensibilizar as crianças para que soltem a imaginação e embarquem nesse trem imaginário? Foi esse o desafio enfrentado pelos professores, de recuperar a capacidade de imaginação, que é natural nelas e sensibilizarem para que criassem sua própria viagem.

Alguns fragmentos dessas viagens, no final, ficaram disponíveis no Centro de Vivência, na exposição “Viajantes do Imaginário”, que conta com as produções que levam os visitantes para vários lugares como: Havaí, Amazonas, Canadá, Cancún, Deserto, Bariloche, Rio de Janeiro, China, Montanhas e rios quentes, Praia e até ao Espaço.

A coordenadora dos projetos educativos da Secretaria de Educação, Andreia dos Santos de Jesus, diz que suas expectativas em relação ao projeto foram superadas. “Para nós esse é a grande viagem, tornando-a verdadeira. Quando as crianças entram na exposição e reconhecem seus trabalhos, brincam com as coisas, se divertem com a possibilidade do isopor virar neve, tiram fotos, perguntam sobre os locais, então ficamos com a sensação que cumprimos com a nossa ideia, que era a de possibilitar para essas crianças uma vivência na infância, uma experiência que elas vão guardar para sempre”.

A aluna Alessandra, de 11 anos, que estuda na EMEB José Augusto Moreira, afirmou que gostou tanto do projeto que até pediu para a professora que a repetisse de ano para continuar. Outra aluna, a Anita de 10 anos, da mesma escola, disse que dentre tantas brincadeiras, umas das que mais gostou foi a da caça ao tesouro. Anita comentou também que o projeto ajudou ela a trabalhar em grupo e soltar mais a imaginação, além de se divertir muito.

A EMEB Paulo Freire, da professora Vera Lúcia, foi ao Amazonas e para ela o projeto foi maravilhoso. “As crianças puderam vivenciar cada momento brincando, como se fosse uma viagem de verdade. Conheceram as comidas típicas, danças, um pouco de cada lugar. Esse envolvimento foi muito participativo, e eles saíram encantados”

No primeiro dia de exposição, crianças falam sobre diversidade cultural. Veja imagens

No segundo dia crianças vão para vários lugares do mundo! Embarque nessa aventura

ET´s invadem a exposição no terceiro dia! Confira essa aventura.

Alunos brincam muito no penúltimo dia dessa incrível viagem! Confira

No último dia dessa viagem, fica o desejo de quero mais! Veja aqui como foi o encerramento

(Texto e foto : Paloma Cristina)