Começa o processo de demolição das casas das famílias que viviam em áreas de risco e foram contempladas pelo programa

A equipe da Diretoria de Habitação trabalha na demolição das casas das famílias que viviam em área de risco em Franco da Rocha e foram contempladas com um apartamento pelo programa Minha Casa Minha Vida.

A Diretora de Habitação, Ana Carolina e o Coordenador Geral de Habitação, Antonio Carlos Bonvicini, acompanharam as demolições na última quarta-feira (14) nas ruas Colúmbia, localizada no bairro do Parque Montreal, Luís Coutinho de Abreu, no Parque Vitória e na rua Poá, que fica no Jardim União.

O processo de demolição teve início com o mapeamento das áreas de risco da cidade, onde foram definidos os 12 locais de maior vulnerabilidade. Para Ana Carolina essa fase é um marco do trabalho realizado ao longo dos últimos anos. “Será uma preocupação a menos para nós e para a população em dias de chuvas, com menores riscos para os franco-rochenses que habitavam essas áreas”, ressaltou a diretora.

Ana ainda destacou a colaboração da prefeitura nesse momento importante na vida dos munícipes que agora terão um novo endereço. “Muitos agora terão a casa própria e essas mudanças estão sendo marcantes. A prefeitura vem disponibilizando caminhões em assistência às famílias que se mudarão nos próximos dias”.

Algumas das famílias que ainda estão em áreas de risco, farão a mudança nos próximos dias. Vale ressaltar que os escombros das casas demolidas não serão retirados momentaneamente para evitar novas invasões. Futuramente, esses locais receberão um projeto de reflorestamento e de preservação ambiental.

No dia da assinatura de contrato dos condomínios Cracóvia e Gdánsk, Ana Paula Ribeiro, uma das contempladas da área de risco, que morava no Parque Montreal, elogiou o programa que mudou sua vida. “O Minha Casa Minha Vida foi para a gente uma grande oportunidade, pois nós não conseguiríamos um imóvel com uma estrutura como a que ele tem. Vamos sair da área de risco e deixar de ter medo da chuva”, comemorou.

Vale ressaltar que a entrega das chaves do condomínio Lublin, último dos quatro que fazem parte do Residencial Polônia, será feita nesta sexta (23), às 10h.

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)