Febre Amarela: Fique atento antes de viajar

O Brasil vive o maior surto de Febre Amarela desde o ano 1980. A OMS (Organização Mundial de Saúde), alerta que é esperado a descoberta de casos de doença fora dos estados de Minas Gerais (onde a grande maioria foi detectada), São Paulo e Espírito Santo.

Portanto, caso seja necessário viajar, verifique bem para onde está indo e se é preciso tomar a vacina contra a doença. Se for preciso se vacinar, o medicamento tem que ser aplicado com pelo menos dez dias de antecedência da data da viagem.

Para os munícipes franco-rochense que vão viajar a vacina contra a Febre Amarela pode ser aplicada na UBS do Centro (próximo a Praça da Saúde), entretanto é necessário fazer um agendamento prévio que pode ser realizado por meio do telefone (11) 4800-1947.

O atendimento para a imunização acontece às terças e sextas-feiras, das 09h às 15h.

É importante ressaltar que Franco da Rocha não faz parte da região endêmica, ou seja, não está na lista do Ministério da Saúde de cidades que correm risco de contágio da doença.

Veja abaixo algumas das regiões onde é necessário tomar a vacina antes de visitar

Segundo um gráfico divulgado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), antes de visitar alguns estados brasileiros se faz necessário tomar a vacina. A lista a seguir contém todos estados marcados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e Minas Gerais.

Alguns outros estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí e Bahia, em algumas localidades é necessário tomar a vacina antes de viajar (contate um amigo ou parente e pergunte se na região já teve algum registro da doença).

Somente o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro não apresentam, segundo o gráfico do SUS, necessidade de se tomar a vacina antes de viajar.

Veja o mapa no item Anexos.

Mapa Febre Amarela 2017 22/02/2017


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).