Exposição Fotográfica e microfone aberto do Projeto Vi-O-Lar, faz mulheres mandarem recado à sociedade

Muitas pessoas passavam pelo Terminal Leste na noite da última quarta-feira (8) e algumas ficavam com um olhar que demonstrava uma certa estranheza. Outras com expressões de admiração pelas fotos que transmitiam uma mensagem de respeito às mulheres.

Foi assim o início da Exposição Fotográfica e Microfone Aberto do Projeto Vi-O-lar, organizado pela Associação Cultural Conpoema, em parceria com a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer do município.

No local, as mulheres que se interessavam podiam pintar em alguma parte do corpo uma mensagem com um recado à sociedade. Depois, o microfone ficava disponível, onde as pessoas falavam sobre a igualdade de direitos e ressaltavam a luta contra os diversos tipos de violência. Veja Fotos de ações que aconteceram durante todo o dia, em homenagem às mulheres

O evento atraiu a atenção dos que passavam pelo terminal ou aguardavam o ônibus na fila. Chai, que faz parte do grupo Odisseia das Flores, soltou a voz falando sobre sua história e anunciou a abertura oficial do microfone para que outras mulheres, corajosas e determinadas, falassem sobre o que é ser mulher atualmente.

Uma das pessoas que passavam pelo terminal e decidiu pintar o corpo foi Ana Moraes, de 31 anos, que escreveu: Não sou a carne mais barata do mercado. Ela explicou o por que da frase. “Sou mulher, periférica, pobre e não me vejo barata. Tenho meu valor como ser humano e isso me ajudou muito para chegar onde cheguei atualmente”.

A munícipe que mora na Vila Palmares desde quando nasceu aproveitou para mandar uma mensagem. “Mulheres, não percam a coragem na vida. Continuem na luta e principalmente sejam companheiras uma das outras, para que não sofram mais o que sofrem todos os dias, como a violência, preconceito e tantas outras coisas que faz com que se sinta fora do mundo que é totalmente seu”.

Presidente do Conselho de Cultura do município, Ana falou sobre o projeto Vi-O-lar. “Eles (Conpoema) fizeram isso para lutar contra a violência, em questão da resistência da mulher no cotidiano. Mostram que existem mulheres diferentes, com cuidados e lutas diferentes, mas que todas lutam para serem respeitadas, para que possam ter um espaço na sociedade, na vida e na família. É muito legal porque ajuda a conscientizar outras mulheres para que possam entender o quanto são importantes”.

Na ação
Observando o que acontecia no terminal de ônibus e esperando na fila para ir ao bairro do Monte Verde, estava Agnaldo J.M que também fez uma avaliação da ação. “É muito bom. Tem que mostrar mesmo o direito de ir e vir das mulheres, a independência, o direito de se sentir bem e livre”.

Ele também observou a exposição. “As fotos são fortes e passam a mensagem da liberdade da mulher para ser o que ela quiser ser. A mensagem visual é muito importante e ajuda na conscientização”, finalizou.

Por elas, pra elas
Essa foi a primeira ação organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A próxima atividade será o Sarau Estação Poesia, realizado pelo núcleo de alunos da oficinal cultural, na sexta (10), às 19h30, no Centro Cultural.

Projeto
O Vi-O-Lar envolve diversas linguagens artísticas e tem como objetivo principal colocar a violência doméstica em pauta de discussão nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha.

Quer ficar por dentro de toda a programação voltada às mulheres? Clique Aqui

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).