Encontro Regional de Fundos Sociais de Solidariedade aconteceu em Franco da Rocha

Franco da Rocha sediou na manhã da sexta-feira (17), o I Encontro Regional de Fundos Sociais de Solidariedade. O evento aconteceu na nova sede do Centro Solidário do município e foi organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade. – Confira as fotos do evento

Além da cidade organizadora, o primeiro encontro contou também com a presença das primeiras-damas ou representantes dos Fundos Sociais dos municípios de Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã, Cajamar (que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery – CIMBAJU) e também com as cidades de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.

A ideia da criação do Encontro Regional de Fundos Sociais de Solidariedade, foi explicada pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro. “A gente tem a oportunidade nesse momento de poder fazer essa conversa, e o nosso intuito e objetivo é muito mais para trocar experiências, por que eu acho que cada um tem um olhar e tem outras experiências e o que a gente pode agregar nisso”, explicou.

Abertura

A abertura do evento teve a presença de uma franco-rochense, que contou a sua história e explicou desde o momento de seu acolhimento em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), passando pela sua participação nos cursos do Centro Solidário, até chegar ingressar na Incubadora de Negócios, onde agora pode comercializar os produtos que aprendeu a fazer no curso de Padaria Artesanal. “Agora a produção está aumentando, estamos recebendo muitas propostas interessantes, inclusive de uma franquia, que experimentou o nosso bolo de iogurte com limão e o dono gostou e agora ele pediu 400 bolos por semana para gente”, comemora Fernanda, moradora do Parque Vitória.

Na sequência da atividade foi a vez da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Barreto, contar um pouco de sua experiência a frente do setor. “Eu conheci o Fundo e vi que ele tinha uma estrutura física grande, mas fazia poucas ações. Conversando com a Ana expliquei que gostaria que o Fundo oferecesse cursos para as pessoas. Mas não poderia ser um curso que a pessoa ficasse meio dia para aprender a fazer uma coxinha e fosse embora, sairia uma coxinha horrorosa, não aprenderia a corrigir uma massa. Foi aí que me apresentaram a metodologia de trazer a pessoa quando ela está em situação de vulnerabilidade e de apresentar para ela um curso maior, onde ela conseguisse saber quanto aquele produto custa. Que depois que finalizasse a professora continuaria aqui em outro horário e ela poderia voltar para produzir, e a Fernanda é um exemplo disso”, afirmou.

O prefeito Kiko Celeguim e a Secretária da Saúde Lorena Rodrigues, também esteve presente no encontro. Kiko contou um pouco da experiência das ações implantadas no município, como a Incubadora Social e também a Economia Solidária.

Roda de conversa

Após a apresentação das autoridades franco-rochenses, foi iniciada uma roda de conversa com as demais participantes que também contaram o que vem gerando resultar em suas cidades e as dificuldades encontradas. Entre alguns dos assuntos debatidos na mesa esteve as linhas de investimentos, cursos e oficinas.

Após essa etapa do encontro, as visitantes puderam conhecer um pouco do novo espaço do Centro Solidário de Franco da Rocha, que agora fica na rua Saul Cardoso, 250, no bairro Jardim das Jabuticabeiras, onde são oferecidos alguns dos diversos cursos pelo Fundo Social e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para finalizar o encontro, um almoço foi servido para os convidados e, na sequência, houve a realização de um Sarau com amostra dos produtos desenvolvidos pelo Fundo e um workshop de turbante.

(Texto e foto: Thiago Lins)