Cuidado na hora de instalar a antena de televisão externa

A transmissão do sinal analógico de televisão começará a ser desativado, de maneira gradativa, a partir do dia 29 de março.

Para poder continuar assistindo aos canais abertos da tevê brasileira, será necessário a instalação de uma antena externa. Porém, alguns cuidados para realizar esse procedimento precisa ser tomados, para evitar os riscos de choques elétricos e outros acidentes durante o processo.

A Elektro (empresa responsável pelo abastecimento elétrico de Franco da Rocha e região) procurou uma especialista em segurança, que ressalta que todo cuidado é pouco na hora de instalar a nova antena. “Os acidentes acontecem por que as pessoas não se preocupam em observar a posição da rede elétrica, se está próxima ou não”, explica Rosylani Santos.

Segundo a Elektro, o correto a se fazer é solicitar o serviço de um técnico especialista na área, já que ele está habituado com ações preventivas de segurança, o que diminui as chances de acidentes.

A empresa também destaca algumas recomendações de segurança:

– A antena deve ser instalada longe da rede elétrica, respeitando a distância mínima de segurança de três metros da rede (quanto mais longe, melhor). Também certifique-se que mesmo em caso de queda, o equipamento não vai tocar ou se aproximar dos fios elétricos;
– Não utilizar materiais flexíveis na instalação (bambus e canos de PVC, ferro ou alumínio), existe o risco de perder o equilíbrio durante o processo de instalação e ocorrer uma queda ou toque sobre a rede elétrica;
– Não utilize o cano da caixa de medição de consumo de energia elétrica (o “padrão”) como base de fixação, porque há risco de choque elétrico.
– Em dias de chuvas, ventos ou relâmpagos, não tente fazer a instalação, pois é maior o risco de quedas e choques;
– Não encoste, nem aproxime objetos na rede elétrica, isso pode gerar acidentes, inclusive fatais, já que as tensões de operações variam entre 127 e 13.800 volts.
– Utilização de equipamentos de segurança adequados para o procedimento.


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).