Dia Mundial de Combate à Tuberculose acontece em Franco

No dia 24 de março foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou diversas atividades no Parque Municipal Benedito de Morais, para lembrar da importância da data.

Na nova área de lazer da cidade, as equipes do Setor de Vigilância Epidemiológica marcaram presença e executaram ações de conscientização, orientação e prevenção à doença.

Durante o evento foram realizados grupos de conversa e também o encaminhamento para coleta de exames diagnósticos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do programa Estratégia Saúde da Família, de todo município.

Quais os sintomas da tuberculose?

A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro é o principal sintoma da doença. Qualquer pessoa com esse indício deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.

As pessoas mais frágeis para a Tuberculose são as indígenas, presidiários e moradores de rua, além dos portadores do vírus HIV.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Secretaria da Saúde)