Sexta Italiana é realizada pelo Grupo Delícias Caseiras e vende mais de 100 pizzas

Um evento gastronômico foi realizado na sexta-feira (31), onde a pizza foi o destaque do dia, no Centro Solidário de Capacitação Profissional de Franco da Rocha. Com o nome de Sexta Italiana, a ação foi realizada pelo Grupo Delicias Caseiras e comercializou mais de 100 unidades do tradicional prato.

No local, o grupo que faz parte da Incubadora de Talentos e Empreendimentos Solidários, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, produziam artesanalmente as massas das pizzas que contavam com sabores como marguerita, bauru, calabresa e frango com catupiry. Os pedidos de pizzas saiam a partir de R$12.

As entregas ocorriam nas residências, estabelecimentos comerciais e públicos, mas esse atendimento só era feito a partir de 10 pedidos de pizzas por endereço. Também ocorreu a venda de fatias de pizzas, mais um copo de suco natural, que saia por seis reais, no Centro Solidário, onde aproximadamente 20 pessoas compareceram.

Maruasam Santos, mais conhecido como Zam, um dos integrantes do grupo falou sobre o processo de aprender a fazer a pizza. “A professora deu uma receita básica e a gente foi aprimorando. Fizemos vários testes e melhoramos a massa. É tudo muito novo, mas pegamos como desafio”.

Zam também destacou sobre a oportunidade dada por meio do projeto do Fundo Social de Solidariedade. “Fui com uma curiosidade para conhecer depois de procurar emprego em vários lugares e não conseguir, quando por meio do projeto, passei a ter uma grande perceptiva na minha vida, onde aprendi muita coisa e atualmente faço salgado, pães e estou agora nesse grupo que abriu várias possibilidade. Estou muito empolgado, feliz e agradeço por essa oportunidade”.

O espaço onde estão desenvolvendo o trabalho com as pizzas, por meio da Incubadora de Talentos, também foi destaque na fala de Zam. “Estou maravilhado com a estrutura, empenho da equipe, a paciência na hora de ensinar, o auxílio nas vendas, toda a logística e não tenho palavras para agradecer o empenho de todo os integrantes”.

Mais sobre o trabalho
Esse projeto de Economia Solidária tem por objetivo incluir socialmente e produtivamente as famílias em situação de vulnerabilidade de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Assistência Social, junto com o Fundo Social de Solidariedade, que é responsável por desenvolver ações de empreendedorismo social, para ampliar a renda e resgatar a autoestima destas famílias, incentivando pequenos negócios coletivos a partir dos saberes pessoais de cada um. O grupo Delicias Caseiras, também é responsável por comercializar pães, bolos, e salgados.

O integrante do Grupo Delícias Caseiras já está enxergando o futuro da Sexta Italiana. “Estamos olhando o negócio bem maior do que aparenta ser. Enxergamos lá na frente, atendendo muitos pedidos. Se eu, há um tempo atrás não tinha perspectiva nenhuma, hoje eu tenho e também tenho a certeza que vai ser fantástico”.

Pizzas todas as semanas
A Sexta Italiana será realizada em todas as sextas-feiras, das 10h às 17h. Os pedidos são recebidos a partir da quarta-feira pelo número 4800-7497 ou 98317-3456 e o pagamento deve ser feito em dinheiro. Os preços variam entre 12 e 15 reais por pizza.

A venda de pedaços de pizza, mais um suco natural, que tem o custo de R$ 6 e acontecerá das 11h às 14h, no Centro Solidário, que fica na rua Saul Cardoso, 150, Jardim das Jabuticabeiras, em Franco da Rocha.

Vale ressaltar que toda a arrecadação será revertida para os empreendedores da Incubadora de Talentos e Empreendimentos Solidários, do Grupo Delícias Caseiras.

Visita
O prefeito Kiko Celeguim visitou o espaço durante a produção das pizzas, parabenizou os integrantes do grupo pelo trabalho realizado e incentivou para que iniciativas como essa tenham continuidade. A vereadora Neiva Hernandez também compareceu ao local.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)