Capacitação para produtores rurais franco-rochenses

Produtores rurais do Assentamento São Roque, em Franco da Rocha, estão participando do Programa de Capacitação na Apicultura – criação de abelhas, para fins comerciais.

O curso é oferecido de maneira gratuita e acontece em parceria entre a prefeitura, por meio do Núcleo de Fomento à Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP), pelo Sindicato Rural de São Paulo, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São PauloI (ITESP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O processo para a capacitação foi iniciado em fevereiro, onde os produtores puderam conhecer as regras e o conteúdo do programa. Após esse primeiro contato, dezesseis moradores do Assentamento São Roque formaram a turma que começou o curso em março, onde estudaram o Módulo I. Nessa fase, foi explicado para os produtores rurais as melhores técnicas para implantação do apiário (ambiente para criação das abelhas), desde a escolha do local, disposição das caixas, entre outros assuntos.

O segundo módulo do curso foi iniciado na manhã de segunda-feira (03), onde os alunos vão aprender, pelas mãos do instrutor Edson Guarido, métodos para melhorar produzir o mel e o aproveitamento da cera.

O curso ainda conta com mais quatro módulos, que serão oferecidos entre os meses de maio e julho, onde os conteúdos sobre a produção de pólen, produção de abelhas rainhas, própolis, geleia real e gestão do apiário, estão entre alguns dos tópicos para conclusão da capacitação.

Apicultura no Assentamento São Roque

A apicultura é uma das três principais atividades produtivas do Assentamento São Roque, ao lado da horticultura e a fruticultura.

No último levantamento de produção, realizado pelos técnicos do ITESP, foram registrados mais de 900 litros de mel, por aproximadamente 10 apicultores. “Este programa de capacitação vai proporcionar maior base técnica para a produção do mel e outros produtos, possibilitando mais uma fonte de renda aos produtores”, explicou Leonardo Tiê, gestor do Núcleo de Fomento à Agricultura, vinculado a Secretaria de Governo.

(Texto: Thiago Lins – Foto: Casa de Agricultura)