Alunos da rede municipal conhecem as instalações da Escola Superior de Bombeiros

Caminhando lentamente, atento e muito ansioso chegava Allan V.A.M, que logo se deparou com os primeiros caminhões do Corpo de Bombeiros, momento em que ficou ainda mais empolgado com a experiência que estava por vir. Na sequência, os membros da Escola Superior de Bombeiros se posicionavam para receber os 32 alunos do quinto ano da EMEB Nilza Dias Mathias, unidade que o estudante faz parte. Veja como foi a visita

Momentos depois, as vozes se misturavam entre alunos da escola de bombeiros e da EMEB e tomava conta do lugar, arrepiando Allan, durante a execução do hino nacional brasileiro. Após o hasteamento da bandeira, os alunos assistiram a uma marcha dos membros da corporação e depois, foi a vez de se divertirem marchando também.

No espaço, eles receberam uma importante aula de disciplina, tendo como exemplo a postura e respeito dos bombeiros.

Com apenas 10 anos, Allan contou que estava muito ansioso para conhecer a escola e que seu sonho é de ser jogadores de futebol, mas que já pensou em seguir na profissão de bombeiro. Ele comentou sobre o que mais marcou o seu dia. “Foi o hino nacional, muito bonito e emocionante a forma como foi cantada”.

Nilson S.S, também aluno da unidade, destacou que o dia foi muito especial para ele e que não vai se esquecer dos momentos vividos na unidade dos bombeiros de Franco da Rocha. “Gostei da marcha que fizemos e achei muito bonita a forma como todos cantaram o hino nacional. Nunca tinha feito uma marcha como essa antes”.

Integrando o grupo estava Rafaela. S.S, que ressaltou a importância do trabalho dos bombeiros. “É muito bonito o que eles fazem e admiro por arriscarem a própria vida para salvar a de outras pessoas”.

Acompanhados pela professora Renata Cruz, responsável pelo quinto ano da EMEB e a coordenadora da unidade Franciane Terra, a expressão no rosto da criançada era de encanto e admiração a cada setor visitado.

Renata também contou sobre a expectativa das crianças antes da chegada ao Corpo de bombeiros e analisou o momento que tiveram fora da unidade escolar. “É uma boa oportunidade para conhecer e interagir com essa realidade do dia a dia dos bombeiros. Eles ficaram muito ansiosos e contavam as horas para chegarem até aqui”, afirmou.

Giro na Escola Superior de Bombeiros

Responsável por apresentar a escola aos alunos, o soldado Brito mostrou o departamento de resgate, academia, auditório, a área de treinamento para salvamento terrestre e explicou sobre como é feita a formação na escola, por onde todos os bombeiros do estado de São Paulo têm que passar.

As crianças receberam outras orientações para a prevenção de acidentes como cuidados com tomadas, medicamentos em locais baixos e também para não andarem nos veículos sem o cinto de segurança, evitando assim riscos de vida.

O soldado falou sobre a visita feita nesta quarta-feira (5). “É importante porque os bombeiros trabalham muito na prevenção e, uma vez que as crianças vêm até aqui, elas além de aprenderem mais sobre valores como respeito e postura, recebem algumas dicas de prevenção”.

Brito crê que esse dia ficará na memória dos pequenos munícipes. “Eles vão ter em mente o bate-papo que tivemos aqui, as orientações que passamos e quando se depararem com algum tipo de risco, vão ter uma atenção maior, sabendo evitá-lo”.

Mais visitas
Na próxima semana, outra turma do quinto ano da EMEB Nilza Dias Mathias vai visitar a unidade para conhecer as instalações.

Sobre a escola
A unidade de Franco da Rocha é a maior da América Latina e, segundo o soldado Brito, é a terceira maior do mundo.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)