Centro Solidário de Franco da Rocha recebe visita de representante estadual

O Fundo Social de Solidariedade de Franco da Rocha, por meio do Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional oferece diversos cursos e faz um trabalho de acolhimento, colaborando na promoção de famílias em situação de vulnerabilidade social, tornando-as mais empoderadas, com uma perceptiva e uma estrutura de vida melhor.

Para conhecer um pouco mais desse trabalho desenvolvido no município, o espaço do Centro Solidário recebeu na última sexta-feira (21) a visita de Isabel Garcia Perez, técnica da Grande São Paulo, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), representando a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Lu Alckmin.

Mais sobre a visita
Ao caminhar pelo local, Isabel pôde entender como acontece o trabalho com as pessoas que fazem os cursos no centro, quando após concluir, ficam na Incubadora Municipal de Economia Solidária, entre 12 a 24 meses, momento em que as pessoas aprendem como empreender, colocam a teoria em prática e saem prontas para encarar a competitividade do mercado.

Também foi apresentado para Isabel, a Boutique Solidária, onde há a venda de frutas, artesanato, bolos e pizzas, no próprio Centro, aberto à população. Além disso, ela ficou informada sobre a Feira FrancoArt, onde são expostos os produtos cultivados ou criados pelos integrantes da Economia Solidária, no centro da cidade, conheceu a Escola de Beleza e o espaço da Escola de Corte e Costura.

Receberam e apresentaram o Centro Solidário, o Secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Raphael Cruz, a Gestora de Núcleo, Projetos e Ações Solidárias do Fundo Social, Karin Dártora, a Coordenadora de Economia Solidária de Franco da Rocha, Luciane Mosca e a Coordenador da Feira de Economia Solidária Franco Art, Cristiane de Falco.

A representante estadual fez uma avaliação do trabalho que viu em Franco da Rocha. “O município de Franco da Rocha está com muitos cursos e creio que vai ajudar bastante na capacitação das pessoas que utilizam desse serviço”

Isabel destacou o que chamou sua atenção durante a visita. “O que me deixou mais feliz é saber desse projeto da Incubadora que é incrível”.

Além da visita, durante o encontro, foram debatidos possibilidades e oportunidades para o Fundo Social do município.

Referência
Por causa do bom trabalho realizado, o Centro Solidário, graças aos projetos desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem servido como exemplo e vem recebendo constantes visitas de primeiras-damas de outros municípios, que querem saber mais sobre a forma de trabalho desenvolvida.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)