1º Congresso de Esporte: “Avaliação Prospectiva em Educação Física para toda a vida” conta com testes e palestras

O 1º Congresso de Esporte: “Avaliação Prospectiva em Educação Física para toda a vida”, aconteceu nesta quarta-feira (10), no prédio da Secretaria da Educação e abordou o crescimento do esporte em Franco da Rocha, além de levantar sobre novas propostas e formas de conseguir buscar talentos e profissionaliza-los. Veja fotos

No período da tarde, houve uma avaliação com alguns alunos na piscina, que contou com a participação de Luiz Lima, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, do Ministério do Esporte. – Leia sobre a 2ª parte do congresso

O prefeito Kiko Celeguim deu início ao encontro, afirmou que o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) é um orgulho para todos da cidade e também destacou sobre a importância do equipamento. “Tínhamos apenas um ginásio e depois de trinta anos conseguimos dobrar a capacidade esportiva do município. O equipamento nos colocou no cenário nacional”.

Com a excelência do trabalho na área esportiva, Kiko contou sobre a função do congresso. “A ideia desse congresso é que a partir de Franco da Rocha, será iniciado pelo Ministério do Esporte, um grande plano de formação de talentos no conjunto do país”.

Segundo o prefeito, a história do CIE que começa em Franco da Rocha certamente vai ser escrita em muitas páginas na história do nosso país, formando muitos atletas de várias modalidades, fazendo com que o Brasil seja além de uma potência econômica, agrícola e industrial, uma potência olímpica, esportiva em um futuro muito próximo. “Que cada vez mais tenhamos praticante de esportes”.

A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Taiana Garcia destacou o trabalho da Secretária Adjunta, Silmara Ciampone e as pessoas que tornaram possível o crescimento do esporte no município. “Trabalhamos com o foco de fortalecer as pessoas mentalmente, fisicamente e em conjunto. O esporte com as suas especificidades e a cultura com as suas. Parabenizo o prefeito Kiko, que foi o primeiro a conseguir fazer com que o CIE esteja em funcionamento hoje e que sejamos referência. Agradeço demais o Ministério do Esporte, por fortalecer tudo isso. Assim formamos uma sociedade mais forte, mais justa, mais igualitária, com consciência e domínio dos seus dons”.

Palestras

Na sequência, Silmara Ciampone, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido por sua secretária na criação do Plano Municipal de Esporte, Atividade Física e Lazer e a conexão do CIE com a Rede Nacional de Treinamentos. Uma audiência pública acontecerá para discutir sobre o Plano Municipal na Câmara, nesta sexta-feira (12), às 10h.

Sobre a prospecção de talentos, Silmara lembrou da atividade que aconteceu chamada Clínica Cie, realizada no final de março de 2017 e contou com a partição de aproximadamente 900 atletas. (clique aqui e lembre como foi essa atividade)

Silmara ainda comentou sobre a sequência da formação do atleta, que passa pela iniciação esportiva, aperfeiçoamento até a chegada na fase de competição. Um trabalho que agora pode ser feito no CIE e nos outros polos esportivos da cidade, como o Ginásio no Jardim Cruzeiro e a quadra do Parque Montreal, além do parque municipal.

José Ivan, representante do Ministério do Esporte, falou sobre o Plano Nacional de Esporte de Alto Rendimento Olímpico e Paralímpicos, abordou como aderir essa rede e referências de planejamento, além de apresentar uma ficha para coleta de dados na atividade de natação, que ocorreu no período da tarde. Veja fotos das crianças na piscina

Segundo Ivan, Franco da Rocha largou na frente. “O que eu vi aqui, de como está sendo feito o plano municipal, pelos meus anos de prática, afirmo que o que estão construindo não tem paralelo ainda na história do Brasil. Na área de política de esporte dessa consistência é raro ver, é um aprendizado para todos nós”.

Outro palestrante do dia foi o professor de Educação Física, Dr. Timóteo Araujo, que é pesquisador do Centro de Estudos de São Caetano do Sul. Em sua fala, ele comentou sobre o trabalho Estratégia Z na Detecção de Talentos Esportivos e abordou as dificuldades das escolas na aplicação de atividades de educação física e busca de talentos.

Já o professor, Dr. Laércio Elias Pereira, responsável pelo Projeto Inteligência Esportiva da UFPR, contou sobre Informação Científica em Educação Física e Esportes e lembrou do trabalho para a criação do Centro Esportivo Virtual (CEV), a maior comunidade acadêmica e de pesquisa segundo ele.

Para fechar as atividades da parte da manhã, o tema: “Política de Esporte e Cultura: Integração CEU e CIE”, foi comentando pela Analista de Políticas Sociais e representação do Ministério da Cultura em São Paulo, Maetê Gonçalves. Ela apresentou o equipamento para os presentes e falou sobre a união da cultura e esporte nos espaços.

Ao final, foi aberta uma roda de discussão para abordar os diversos assuntos levantados durante o congresso, que contou com a presença de representantes do esporte de cidades como Jundiaí, Caieiras, Francisco Morato, São Caetano do Sul, Itapevi, entre outras.

Além do prefeito, participaram do encontro o presidente da câmara Eric Valini e a vereadora Neiva Hernandez.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)