Integrantes da Unidade de Saúde Mental de Franco, junto com membros da Assistência Social, participam de palestra na Faculdade de Atibaia

Vivemos num mundo atualmente onde somos excluídos da convivência em sociedade pelas nossas diferenças de classe social, idade, religião, educação, deficiência, gênero, preconceito racial e social.

Muitos idealizadores tanto do passado quanto no presente, abordam este tema, onde idealizam uma sociedade mais justa ou próximo a uma convivência mais igualitária entre os indivíduos, garantindo direitos e benefícios iguais à todos.

Trazendo em debate este tema, no último sábado (13), ocorreu na faculdade FAAT, em Atibaia, a palestra/aula “Um convite a inclusão – O despertar das potencialidades”, conduzida pelo professor e Secretaria Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Raphael Cruz.

A palestra

A abertura da palestra foi iniciada com a participação do Projeto Roda de Capoeira e Banda de Tambores Juquery, tendo como integrantes pessoas com deficiência da Unidade de Saúde Mental e Reabilitação do município. No grupo também participaram crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Familiar e Comunitário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Franco da Rocha.

Durante o decorrer da palestra, personagens com histórias marcantes deram seu depoimento de vida, de como cada um rompeu o obstáculo da exclusão social e como conseguiram mudar o rumo de suas vidas.

Dentre os personagens presentes teve o Anderson Cardoso Lima, cadeirante e esportista radical. Ele falou sobre a questão de acesso e garantia de direitos, acessibilidade, desafios e potencialidades do ser humano. Outro depoimento marcante e inspirador foi o de Marusan Souza, ex-recluso, que falou durante o evento. “As políticas de inclusão em Franco da Rocha transformaram a minha vida”.

Vale lembra que inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem à exclusão aos benefícios da vida em sociedade.

(Texto: Paloma Cristina – Foto: Raphael Cruz)