Na Biblioteca Municipal, Viagem Literária encanta alunos da EMEB Roberto Meconi

A Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado recebeu nesta quarta-feira (17), nos períodos da manhã e da tarde, a educadora e contadora de histórias Cristiane Valesco, que propôs uma Viagem Literária aos alunos da EMEB Roberto Meconi, professores, diretora e membros da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da cidade.

A história contada foi baseada no livro “Maria sabida e João do Uia”, escrito pela própria educadora. De um modo interativo e fazendo constantes perguntas para as crianças, Cristine iniciou a apresentação falando sobre a boca, que conta várias histórias e que de boca em boca vai passando de geração em geração.

Confira fotos da atividade

As músicas também marcaram presença na atividade, que contou com a ajuda de instrumentos como berimbau e castanholas. No local, a diversão foi garantida e as crianças deram várias gargalhadas.

Edna Albuquerque, diretora da EMEB Roberto Meconi, avaliou de forma positiva a Viagem Literária. “A apresentação foi muito boa e acho que deve acontecer mais vezes. Foi uma boa oportunidade proposta pela secretária (de Cultura, Taiana Garcia). A atividade foi importante para que as crianças da creche saiam um pouco da sala de aula e conheçam novas histórias”.

A Viagem Literária

Essa atividade veio para Franco da Rocha graças a uma parceria da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com o Governo do Estado de São Paulo.

O programa chega em sua 10ª edição, onde só no ano passado foram realizados 170 eventos gratuitos, em 85 cidades diferentes da região do Estado.

O objetivo do projeto é o de incentivar a produção literária, promovendo diálogos e dinamizando a programação cultural das bibliotecas públicas municipais.

Sinopse da história contada

Maria Sabida é uma princesa metida a saber tudo, além de ser muito mal-humorada. Preocupado com o futuro da filha, o rei decide realizar um duelo de boca. Aquele que conseguisse manter a princesa calada por apenas um minuto, se casaria com ela. João do Uia, um homem simples que mora na floresta, resolve entrar na fila de pretendentes. Ao chegar sua vez, ele inicia um estranho e divertido diálogo com Maria Sabida. Será que João do Uia vencerá o desafio e conquistará o coração da princesa?

Mais sobre a autora do livro

Cristiane Velasco é educadora e contadora de histórias, com especialização em arte educação pela ECA-USP. Já trabalhou no Instituto Brincante/SP, esteve por 12 anos como educadora na Casa Redonda e atua na Escola Ciranda. Foi integrante da “Cia Palavra Viva: Contadores de Histórias” (direção Regina Machado), e participou do Cd “Abra a Roda Tin Dô Lê Lê” (pesquisa Lydia Hortélio). É autora de “Maria Sabida e João do Uia”, livro-CD ilustrado por Sylvia Vivanco lançado em 2016 pela Panda Books.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)