Avenida Prefeito Ângelo Celeguim, um novo acesso para Franco da Rocha

Inaugurada em julho de 2016, a Avenida Prefeito Ângelo Celeguim, se tornou um novo acesso para Franco da Rocha, em menos de um ano de funcionamento, com milhares de automóveis trafegando no espaço todos os dias da semana.

A via que tem seu começo no trevo do atacadista “Roldão”, na SP-322 e se encerra na esquina da Rua Olavo Bilac, próxima a Capela da Vila São Benedito, foi uma obra pensada para facilitar a vida dos motoristas que não queiram acessar o Centro da cidade, seja na hora de sair dos bairros da cidade (Vila Bazú, Vila Bela, Jardim
União, Jardim Cruzeiro, Parque Paulista são alguns exemplos) sentido os municípios de Jundiaí, Francisco Morato, Caieiras ou até mesmo São Paulo, ou voltar para suas casas.

Com isso, quem trafega pelo local faz uma rota diferente do que antes era o habitual da grande maioria dos motoristas da cidade (seguindo pela Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma em Franco até pegar a Rodovia Tancredo Neves em Caieiras).

O novo acesso também leva os motoristas para bairros da cidade, como o Portal das Alamedas, Vila Santista, Jardim Cruzeiro, Sítio Rosemeire, Sítio Marlene, Jardim Alice e Vila Josefina, são alguns dos locais beneficiados com a obra.

A obra

A construção da Avenida Prefeito Ângelo Celeguim contou com um total de 2000 mil metros de pavimentação, 900 metros de capa asfáltica, guias e sarjetas em ambos os lados da via além de nove metros de largura em relação às pistas. Na entrada do Portal das Alamedas também foi realizada a drenagem e a pavimentação, durante o processo de execução do serviço.

A obra foi executada em seis etapas, onde em cada uma, um trecho de aproximadamente 500 metros do projeto era concluído.

O novo acesso beneficia direta e indiretamente cerca de 25 mil moradores franco-rochenses, residentes nos bairros daquela região e também munícipes de outros locais que utilizam a via e evitam o tráfego no centro da cidade.

Mudança no trânsito

A expectativa, com a criação da avenida era de que o trânsito no local alcançasse uma variação entre 15 mil a 20 mil veículos por dia, o que se mostrou acertado. “Ali nós temos todo dia a circulação de aproximadamente 20 mil automóveis, com alguns indo para bairros como a Vila Josefina, Parque Montreal e também para o Centro de Franco”, explica Renelis Pedroso, secretário de Trânsito do município.

A obra também desafogou indiretamente outras vias do município, em especial no lado Oeste da cidade. “Hoje cerca de 15% dos carros que trafegavam pela Rua Dr. Hamilton Prado, Basílio Fazzi, por exemplo, escolhem trafegar pela Avenida Prefeito Ângelo Celeguim, o que melhora o tráfego no Centro da cidade”, finalizou o secretário.

Esta nova entrada fez parte do Plano de Mobilidade de Franco da Rocha, onde outras obras, como a revitalização da rua Dr. Hamilton Prado, Basílio Fazzi e a criação dos Terminais de Ônibus Leste e Oeste também fizeram parte.

(Texto e foto: Thiago Lins)