Maio Amarelo acontece na cidade

No sábado (27), a prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, realizou o primeiro Maio Amarelo, no município.

Cerca de sete funcionários do departamento estiveram em dois pontos de Franco da Rocha, com o objetivo de conscientizar motoristas e motociclistas, fazendo a distribuição de panfletos com dicas para condutores de veículos e motos, além de pedestres e ciclistas.

Mais de mil folhetos foram distribuídos entre os semáforos próximos ao Terminal Metropolitano Leste e também na Rua Basílio Fazzi, pontos centrais do município, com o maior índice de tráfego.

Cerca de 94% dos acidentes de trânsito são causadas por falha humana, e as dicas, apesar de parecerem óbvias, são necessárias para que esse número diminua. Algumas das informações destacadas nos panfletos estão o respeito ao limite de velocidade, não usar celular ao volante, usar o cinto de segurança também no banco de trás, não dirigir ao beber, entre outras.

Para o secretário da pasta, Renélis Pedroso, a ação foi fundamental. “Essa é a primeira vez que realizamos o Maio Amarelo em Franco e é importante alertar sobre os perigos de se conduzir de maneira inapropriada”, explicou.

O que é o Maio Amarelo?

A proposta primordial do Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema de segurança viária e mobilizar toda a sociedade abordando a questão do trânsito.

(Texto e foto: Thiago Lins)