Emoção marca entrega da EMEB Nair de Sene Froes e lançamento do Blog da Educação

O dia 09 de junho de 2017 ficará como um marco na história da educação de Franco da Rocha, por causa da inauguração da EMEB Nair de Sene Froes, umas das escolas mais modernas da rede, que fica no bairro da Vila Santista e também pela criação e entrega do Blog da Educação, que vai permitir que professores, diretores, coordenadores e alunos contem sobre as atividades do dia a dia, desenvolvidas nas 50 escolas municipais.

A cerimônia de inauguração contou com muita emoção, uma apresentação dos alunos do nível um da EMEB que dançaram “Let It Go”, do filme Frozen, um vídeo das crianças contando o que é educação para elas, além de um outro vídeo, com depoimentos sobre a importância da professora Nair de Sene Froes, homenageada com o nome da escola. Confira imagens da cerimônia de inauguração

O filho de Nair, Leonardo de Sene Froes, falou sobre a emoção de ter o nome da mãe homenageado na escola. “Isso aqui é um sonho, é a continuação do legado da minha mãe de cuidar das pessoas, de realmente acreditar que a educação é o único caminho e ela acreditava que era possível mudar o mundo por meio da educação. Mudando de carreira e se tornando professora ela teve a certeza dessa transformação, ajudando a fazer com que as crianças nunca deixem de sonhar”.

A diretora da unidade, Meire Ribeiro, destacou a importância do local para a população. “Não é apenas uma obra de estrutura física, mas um espaço importante para as pessoas que farão parte desse lugar. Serão elas que vão fazer com que essa obra se torne um bem social para toda a nossa comunidade”, explicou.

Vagas em creche

Renata Celeguim, Secretária da Educação que começou sua carreira na área ao lado de Nair, em uma escola da Vila Bazu, comemorou a entrega da EMEB. “Agradeço todos que ajudaram e colaboraram para que essa obra acontecesse e todos os funcionários da prefeitura. Essa obra representa para a gente um avanço muito grande no quesito creche. O Plano Nacional de Educação, diz que todos os municípios precisam atender 50% da demanda em 2024, Franco da Rocha atingirá já em 2017, 45% da demanda”.

Complementando a fala de Renata, o prefeito Kiko Celeguim também apontou os números da educação de Franco da Rocha. “Logo no início do governo, pegamos a prefeitura com 3,8 mil crianças matriculadas em creche. Hoje, atendemos em média 5 mil crianças. Deveremos entregar nos próximos meses mais duas unidades, uma igual a essa, na Vila Palmares e outra, na mesma condição de obra, mas um pouco menor, lá na Chácara Bom Tempo”.

Kiko comemorou o avanço da educação no município. “Vamos atingir e ultrapassar a meta do Plano Nacional de Educação prevista para 2024, já em 2017. Lembrando que nós estamos falando de Franco da Rocha, que é uma das cidades mais pobres do estado de São Paulo, que tem tem imensas dificuldades de infraestrutura, sem sacrificar nenhum outro serviço que é oferecido na cidade”, finalizou.

A Escola

O local oferece atendimento para 276 crianças, sendo 176 de 0 a 3 anos que integram a creche e mais 100 de 4 a 5 anos, alunos da pré-escola.

A nova unidade conta com acessibilidade, tem 10 salas de aula, sendo uma multifuncional, berçário integrado com fraldário, rouparia, lavanderia, cozinha, banheiros para alunos e funcionários.

Além disso, tem o Espaço Solarium, que é uma área externa para recreação com as crianças. O Espaço Amamentação também é uma novidade, onde as mães podem ir na EMEB amamentar os filhos, sem ser necessário entrar na sala de aula.

A nova escola contemplará os bairros da Vila Santista, Sobradinho, Jardim Rosimeire, Parque Santa Delfa, Jardim Cruzeiro, Vila São Benedito e Jardim Luciana.

O Blog da Educação

De forma inédita, durante a inauguração foi lançado o novo blog da educação, desenvolvido pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social em que os professores, alunos, diretores, coordenadores e a equipe pedagógica terá espaço para mostrar as atividades que são desenvolvidas todos os dias nas escolas municipais de Franco da Rocha.

O Secretário da pasta responsável pela criação do blog, Marcus Brandino, falou sobre a nova forma de interação da escola com o município. “É uma novidade a cada dia e faltava espaço e lugar para expressar tudo isso que acontece em cada uma das escolas que a gente tem. Por isso, criamos esse espaço que vai ser alimentado pelas escolas, por meio dos diretores, professores e alunos, para mostrar tudo que eles produzem, tudo o que eles fazem, porque acho que acima de tudo, o que podemos tirar de experiência dessas escolas, que pode transmitir para a toda a cidade, para o restante do governo e para todos é o que a gente vê no vídeo, principalmente inspiração. Acesse e acompanhem”.

Participaram da cerimônia o presidente da câmara Eric Valini, os vereadores Alex do Posto e Neiva Hernandez, além da deputada Federal Keiko Otta, do prefeito de Caieiras, Gersinho Romero, a prefeita de Francisco Morato e sobrinha de Nair, Renata Sene e o irmão de Nair, Jair Sene, vereador em Francisco Morato.

Veja o vídeo que mostra o novo blog

Conheça o blog

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)