Na Vargem Grande, Espaço de Educação alimentar completa um ano e celebra com festa junina

A quarta-feira (26) reservou uma tarde de muita diversão e comemoração, para a Educação de Franco da Rocha. Cerca de 50 crianças da EMEB Clarice Lispector, do Parque Vitória, participaram de uma atividade no Espaço Educativo Anderson Marcelo Paes, na Estrada da Vargem Grande, em comemoração ao primeiro ano do projeto “Gosto da Terra”.

A celebração com os alunos da Clarice Lispector, se deu justamente por ela ter sido a primeira escola da rede municipal a enviar estudantes para o projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação.

A festa contou com muita comida, ensinamento, dança e brincadeiras para a criançada, que na aula da tarde, aprenderam com as nutricionistas do projeto a fazer uma pamonha. Após essa etapa, os estudantes apresentaram danças ensaiadas na escola e depois assistiram a uma quadrilha com os profissionais da educação, inclusive com a participação da secretária da pasta, Renata Celeguim.

Para finalizar o primeiro ano do Gosto da Terra, as crianças da educação infantil puderam comer guloseimas como bolo de milho, torta de milho, pipoca, milho cozido e outros produtos derivados do cereal. Confira fotos

Projeto Gosto da Terra

Iniciado em julho de 2016, o programa da Secretaria da Educação, tem como objetivo de levar até os alunos da educação infantil (crianças entre 4 a 5 anos de idade) a importância de uma alimentação melhor, de mudar hábitos e incentivar, desde pequeno a boa prática da alimentação saudável.

Os alunos que participam do programa, são sempre acompanhados pelas três nutricionistas do “Gosto da Terra”, além de professoras enviadas pela EMEB participante.

Chegando ao Espaço Educativo os pequenos aprendizes aprendem a plantar seu próprio alimento. Após essa etapa, são levados para a cozinha experimental do local, onde os estudantes se alimentam da comida que eles mesmo produziram.

Tudo é realizado de maneira muito lúdica, com a participação sempre especial da boneca Manu (fantoche), que ensina tudo sobre alimentação saudável para a criançada.

Mais sobre o início do projeto e desenvolvimento

Acompanhando de perto a data tão especial do projeto, a secretária da Educação, Renata Celeguim, falou um pouco sobre os esforços para desenvolver o projeto e a importância na vida das crianças que passam por ali. “Esse espaço estava fechado, pois não tinha água. Então o primeiro investimento que nós fizemos foi colocar um poço, o que viabilizou o desenvolvimento do projeto. Aqui é um lugar que tem característica rural e trazer as crianças aqui é muito importante, pois algumas crianças da zona urbana não conhecem galinha, não sabem como nascem as plantas, então aqui é uma oportunidade delas vivenciarem isso”, explicou.

Renata também aproveitou para falar um pouco mais sobre o programa. “O projeto Gosto da Terra é uma série de atividades realizadas pelas nutricionistas e merendeiras que produzem alimentos naturais. Aqui nesse espaço fazemos experiências, estamos agora participando de um concurso nacional onde nós vamos apresentar essas receitas. E queremos ampliar, por exemplo, trazer as crianças para passar a noite aqui, ver as estrelas, ouvir os sons da natureza, o amanhecer”, finalizou.

Em um ano de funcionamento, o espaço já recebeu a visita de cerca de 12 escolas municipais, além de levarem a boneca Manu a outras três creches de Franco da Rocha, sempre em busca de apresentar a alimentação saudável para todos.

Concurso nacional

Graças ao projeto Gosto da Terra, Franco da Rocha participa do concurso nacional Jornada de Educação Alimentar, organizado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde cada município inscrito deve atender a seis temas definidos anteriormente.

O primeiro deles foi a Obesidade Infantil, e o segundo, Alimentos Regionais. O escolhido pelos estudantes da EMEB Clarice Lispector foi o milho, comida amplamente apresentada durante a festa de um ano do Gosto da Terra.

Os próximos temas que serão estudados e apresentados pelos alunos franco-rochenses serão a Prevenção ao Desperdício, Alimentação como Ato Social, Agricultura Familiar e Horta Escolar.

Os 30 melhores trabalhos do país vão receber um prêmio em 2018, durante a realização do Congresso Nacional de Nutrição (CONBRAN), em Brasília.

(Texto e foto: Thiago Lins)