Mais um encontro debate políticas públicas para as mulheres da região

Representantes das prefeituras de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato se uniram em torno da discussão de políticas públicas para as mulheres dos municípios, na última terça-feira (27), no Centro Cultural Educacional Isaura Neves, localizado em Caieiras.

Na terceira edição, o evento chamado de “Encontro Regional para Reflexão: Políticas Públicas para a Mulher” debateu os avanços da última reunião, realizada no Centro Cultural de Franco da Rocha, no mês de Maio onde apontou as necessidades de continuar abordando assuntos de interesse das mulheres com o objetivo de elevar a discussão a respeito de medidas que diminuam as estatísticas de violência contra a mulher, entre outras ideias, para o direto igualitário.

Representantes de Caieiras deram início ao encontro. Na sequência, dois vídeos foram mostrados aos participantes para falar sobre os direitos e questões de empoderamento.

Com a palavra, Taiana Garcia, Secretária de Cultura Esporte e Lazer de Franco da Rocha foi a responsável por conduzir o evento e abriu o debate entre as mulheres. Cada pessoa teve aproximadamente 3 minutos para fazer uma declaração. Muitas delas levantaram assuntos sobre a luta para que houvesse uma união entre cada uma e que o encontro era a realização de um sonho, que não poderia ser interrompido.

Taiana aproveitou o momento para relembrar sobre a importância da formação do grupo que vem levantando temas importantes para melhorar as políticas públicas. “Ao final do mês das mulheres percebemos que já podíamos dar um passo maior, para instrumentalizar as politicas públicas para as mulheres. Tínhamos a consciência que teríamos muito mais força se nos uníssemos. Foi quando, a partir daí, marcamos o primeiro encontro na audiência pública da Franco da Rocha”.

Ana Carolina, que ocupava a função de Diretora de Habitação no último ano em Franco da Rocha e, pelo trabalho executado, foi convidada para ocupar o cargo de Secretária de Obras em Francisco Morato, falou sobre o desafio enfrentado, que a fortaleceu. “Eu sei da realidade das mulheres da periferia. Entendi, ao longo do tempo, a necessidade de criar políticas públicas para atender a necessidade de mulheres em situações de vulnerabilidade”.

Segundo Ana, hoje ela acredita que sua ascensão permitiu que outras mulheres acreditem que é possível abrir portas, basta querer e batalhar. “Senti fortemente as próprias mulheres, me olhando como espelho. Uma posição de trabalho faz com que conscientizamos quem está do nosso lado que é possível”.

Durante o evento, a competitividade entre as mulheres também entrou na pauta e, segundo as participantes, isso precisa se transformar em união e não mais em uma disputa que não leva a nada.

Ao final do encontro, foram escolhidos duas representantes do poder público e dois representantes da sociedade civil dos três municípios, que farão parte de um grupo de trabalho. Esse grupo, terá por objetivo desenvolver e tentar fazer evoluir os assuntos debatidos nos encontros, para criar um Conselho Regional de Construção de Políticas Pública para a Mulher, segundo a Secretária de Cultura de Franco.

As mulheres voltam a se reunir no próximo mês, 27 de julho, em Francisco Morato.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)